Futura maternidade de Queimados poderá receber infectados pela COVID-19
- Minha Baixada
- 1 de abr. de 2020
- 3 min de leitura

O Conselho pediu ainda que seja adaptado o espaço ao lado do CETHID (alojamento da construtora) para instalação da unidade sentinela, tendo em vista que o local se encontra afastado e de fácil possibilidade de adequação para receber tal demanda.
Em nota pública, o presidente do Conselho Municipal de saúde de Queimados, o Conselho Municipal de Saúde de Queimados pede nominalmente aos deputados da cidade de Queimados para que peçam à revogação de suspensão de verbas para o SUS que poderiam estar ajudando a cidade de Queimados a melhorar as condições de saúde pública. Leia a íntegra da nota:
NOTA PÚBLICA:
“DA REVOGAÇÃO IMEDIATA DA EC 95/2016 A Mesa diretora do Conselho Municipal de Saúde de Queimados, vem através desta nota pública RECOMENDAR aos Deputados do Estado do Rio de Janeiro, aos Deputados Federais e Senadores eleitos pelo estado do Rio de Janeiro e em especial aos Deputados Estaduais representantes da Cidade de Queimados -RJ, Deputada Alana de Oliveira Passos de Souza e o Deputado Max Rodrigues Lemos, que seja DEFENDIDO pelos mesmos a revogação imediata da Emenda Constitucional 95/2016, que retirou verba do Sistema Único de Saúde (SUS), congelando investimentos até 2036. Até agora, de acordo com estudo apresentado na Comissão de Orçamento e Financiamento (Cofin) do conselho Nacional de Saúde - CNS, o prejuízo ao SUS, de 2018 a 2020, já chega a R$ 22,48 bilhões se não tivesse ocorrido a redução do piso federal. Ao longo de duas décadas, os danos são estimados em R$ 400 bilhões a menos para os cofres públicos. Tendo em vista a atual conjuntura onde traz a necessidade de fortalecer o sistema diante dos casos do Novo Coronavírus (COVID-19) no Brasil e sobretudo a Atenção Primária dos Municípios, reivindicamos uma postura dos parlamentares em Defesa da Saúde Pública. Queimados, 24 de Março de 2020. JOSUÉ SILVA DA COSTA Presidente do Conselho Municipal de Saúde”01
A cidade anunciou oficialmente um caso de COVID-19 esta semana
Ao todo, 20 pessoas, sendo 18 moradores e 2 não residentes, estão sendo monitorados e aguardam os resultados dos exames realizados do Laboratório Central.
A Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, confirmou o primeiro caso de Covid-19 na cidade. Uma mulher, de 27 anos, testou positivo para a doença no domingo (29) após realizar o exame em uma clínica particular, localizada na Barra da Tijuca. O último boletim epidemiológico realizado nesta segunda-feira (30) mostra que o município da Baixada Fluminense agora conta 20 casos suspeitos. As outras ocorrências foram descartadas.
A moradora de Queimados está em isolamento domiciliar e em situação estável. A moça é enfermeira e trabalha em dois hospitais na cidade do Rio de Janeiro, onde pode ter sido contaminada. A jovem está sendo acompanhada pelas equipes de monitoramento da Secretaria de Saúde da cidade da Baixada Fluminense.
O caso ainda está sendo notificado à Secretaria de Estado de Saúde, que em seu último boletim divulgado no domingo (29), não contabilizou o município e mostrou que o Rio de Janeiro tem 600 casos confirmados e 17 óbitos.
De acordo com o Prefeito Carlos Vilela, medidas têm sido tomadas na região para evitar o surto da doença na cidade. “Estamos trabalhando diariamente para evitar a proliferação do vírus. Tomamos uma série de medidas e, atualmente, estamos montando um hospital de campanha no espaço anexo ao CETHID para receber possíveis casos de Covid-19. A unidade terá 20 leitos com equipes 24 horas e equipamentos essenciais no combate à doença”, destacou o gestor.
Conheça a doença
O novo coronavírus (Covid-19) é uma doença respiratória semelhante à gripe e tem sintomas como tosse seca, febre, fadiga persistente e dificuldade de respirar. A principal forma de contágio é o contato com uma pessoa infectada, que transmite o vírus por meio de tosse, espirros, gotículas de saliva ou coriza.
Para prevenir a doença é importante que lave regularmente as mãos com água e sabão ou limpe com álcool em gel, evitar tocar no rosto, higienizar com frequência os objetos de uso pessoal e evitar abraços, beijos e apertos de mão. Caso apresente algum sintoma da doença, procure a unidade de saúde mais próxima de casa
Comments