Nova secretária de saúde de Queimados desburocratiza testes do Covid-19
- Minha Baixada
- 16 de jan. de 2021
- 1 min de leitura

A Secretaria Municipal de Saúde está mudando os protocolos de testagem da Covid-19 no município. A partir de agora, o teste oferecido à população será o RT-PCR, realizado a partir de amostras coletadas através de um cotonete (Swab), introduzido na narina do paciente para que possa detectar a presença ou não do Sars-Cov-2.
Quem apresentar sintomas como febre alta, tosse seca, coriza e perda de paladar ou olfato, há mais de três dias, deve procurar atendimento no Centro Municipal de Triagem da Covid-19 ou na Unidade de Pronto Atendimento 24h, portando documentos de identificação, comprovante de residência e cartão do SUS.
Com a mudança, não será mais preciso pegar encaminhamento médico para ir da UPA 24h ao Centro de Triagem, além de não ser mais preciso chegar cedo às unidades de saúde para a realização do teste.
A medida chegou em boa hora porque os testes rápidos estavam mascarando resultados e muitos pacientes estavam voltando para casa achando que não estavam com a doença porque o teste dava negativo. "Eu estava com todos os sintomas e o teste deu negativo. O mesmo aconteceu com meu filho e minha nora. Eu e meu filho insistimos em fazer uma tomografia e nossos pulmões já estavam muito comprometidos. O do meu filho já estava em 50% e o meu com 30%. Mas conseguimos atendimento graças ao nosso conhecimento com funcionários porque lá na Central mandaram a gente ir embora para casa", conta Deise Luci indignada.
Os pacientes também estavam reclamando deste protocolo absurdo de pedir encaminhamento médico. "A gente cheio de sintomas, passando mal e ainda tinha que ir para fila de posto de saúde ou Upa", conta seu filho, Bruno.
Comments