A primeira dose de esperança chegou em Queimados na Baixada Fluminense
- Minha Baixada
- 20 de jan. de 2021
- 2 min de leitura
Em cerimônia no teatro municipal as primeiras doses de esperanças foram aplicadas contra a Covid-19

A cidade de Queimados aplicou as primeiras doses da vacina com o antígeno do vírus inativo SARS-CoV-2, em duas profissionais de saúde da cidade como marco oficial da vacinação na cidade que começará seguindo o protocolo federal de vacinação do pessoal da saúde e idosos institucionalizados. A cidade recebeu 2.660 doses da vacina nesta terça-feira (19).

A primeira munícipe a ser vacinada foi a enfermeira Regina Célia Ferreira dos Santos, 51 anos, moradora do bairro São Roque. Ela atua na área da saúde do município há cerca de 10 anos, e há oito meses está atuando diretamente dentro do hospital de campanha da cidade.
Regina conta emocionada como foi receber a primeira dose: "Estou muito emocionada em receber esta primeira dose. Quase não acreditei quando recebi o convite da secretária municipal de saúde. Trabalho há nos nesta área e tenho muito amor pelo que eu faço e oriento a todos a se vacinarem porque este é o único tratamento preventivo contra esse vírus mortal", alerta.

Dona Juvanete da Silva Ribeiro, 70 anos trabalha no setor de vacinação da prefeitura há mais de 20 anos e também foi convidada a receber a primeira dose na cidade. Ela recebeu a dose muito emocionada. "Fazer parte deste grupo e fazer parte da saúde é muito emocionante. Se a Anvisa liberou pode confiar. Vamos proteger", enfatizou sem conter as lágrimas.

O prefeito Glauco Kaizer alerto sobre a importância das pessoas continuarem a manter o isolamento social mesmo diante da vacinação. "Temos que ter consciência de que a vacina está chegando paulatinamente e que devemos continuar a mantendo o isolamento social. Não sou contra a nenhuma festa, mas este não é o momento. Temos de nos resguardar", enfatizou.
Plano de vacinação

O município seguirá as diretrizes recomendadas pelo Ministério da Saúde. Nesta primeira fase, receberão as doses da vacina profissionais da saúde que atuam na linha de frente contra a doença e idosos institucionalizados. Os funcionários serão vacinados em seu próprio posto de trabalho, assim como os idosos nos próprios asilos.

A Secretária de saúde, Drª. Marcelle Naidar, lembrou que a vacinação irá começar pelos profissionais de saúde que estão atuando dentro do hospital de campanha da cidade (ao lado do CETHD). "Teremos de trabalhar por quatro dias lá dentro do hospital para cobrir todos os plantões para que os profissionais sejam imunizados dentro dos seus plantões, evitando aglomerações desnecessárias. Depois iremos seguir para os postos de saúde e asilos concomitantemente", explicou.
Comentários