A última sessão do ano agitada na Câmara Municipal de Queimados
- Minha Baixada
- 10 de dez. de 2020
- 2 min de leitura

A última sessão do ano na Câmara municipal de Queimados realizada nesta quarta (9) foi de muitas manifestações. O público marcou presença e reclamou das mudanças na lei orçamentária anual, pediu mudanças também no horário das sessões, além do pedido de retirada da medalha Leonel de Moura Brizola ao presidente da república Bolsonaro concedida pela casa a pedido do vereador Cacau Nogueira (PSDB), mas também teve um tom de despedida dos vereadores que não se reelegeram, alguns prestaram homenagens à comunidade, agradeceram pelos quatro anos na Câmara municipal de Queimados e teve até vereador declamando poema de despedida. A diplomação dos eleitos será realizada no próximo dia 17 no cartório eleitoral em audiência fechada por conta da pandemia.

Diante da pressão popular, os autores da emenda que reduz a movimentação de crédito suplementar pelo prefeito dos atuais 40% para 5%, vereadores Júlio Inconfidência ( e Adriano Morie, retiraram a sugestão da pauta do dia. O vereadores aprovaram a retirada da pauta.
A modificação de texto na LOA sobre repasse para a câmara de 40% foi votada sem discussão e aprovada com 13 votos favoráveis. A emenda 004 de autoria da Comissão de Finanças que pede mudança na redação do Artigo 9 da LOA que limita o poder legislativo a abrir crédito suplementar de até 40% do orçamento da casa que anteriormente era de apenas 5% também foi aprovada com 13 votos favoráveis.
A emenda que modifica redação da LOA incluindo o poder legislativo como autor do remanejamento próprio também foi aprovada com 13 votos. A LOA 2021 foi então aprovada pela casa nesta quarta 9 de dezembro de 2020 sem as ressalvas dos dois vereadores que pediam a diminuição de movimentação do crédito suplementar pelo prefeito de apenas 5%, algo que segundo especialistas no assunto, engessaria no novo governo.
O Poder Executivo também encaminhou para votação uma alteração na lei referente a doação de área para o MP., aprovada por 13 votos. Ainda na pauta do dia da última sessão estavam mudanças de nomes de ruas e homenagens à autoridades locais.
A câmara encerrou na manhã desta quarta 9 de dezembro, o segundo período do 4 ano da sétima legislatura da cidade de Queimados com a execução dos hinos nacionais e do município e inicia então o recesso parlamentar.
Assista a reportagem completa:
Comments