top of page

Adeus, "Praça dos Eucalípitos"

  • Foto do escritor: Dine Estela
    Dine Estela
  • 22 de fev. de 2023
  • 2 min de leitura

O novo projeto de reestruturação urbana do Centro de Queimados dá "Adeus" para a Praça dos Eucaliptos que não tinha se quer, um eucalipto. A primeira medida do novo projeto foi derrubar o palco por onde passou grandes ícones da Música Popular Brasileira, como a saudosa Beth Carvalho, Elba Ramalho, Alcione, Jorge Ben Jó, entre muitos outros artistas e eventos que renderam à cidade o título de "Melhor Carnaval da Baixada". Construído na Gestão do segundo prefeito da cidade, Azair Ramos, o palco seguia os padrões de concha acústica, mas não tinha infraestrutura para grandes shows, logo, muitos artistas tinham de reduzir seus equipamentos de acústica e iluminação para se apresentar no palco.

Novas perspectivas estão sendo apresentadas para esta região central da cidade, mas que não contemplam a antiga praça dos Eucaliptos como centro de eventos de grande porte. O novo projeto prevê, a partir de alterações no Plano Diretor: teatro, espaço de recreação infantil, bosque, pista de skate, academia ao ar livre, espaço de convivência, biblioteca, ringue de patinação e um terminal rodoviário de integração com a estação ferroviária, ciclovias e estacionamentos públicos e privados, além de toda uma reformulação das calçadas com maior acessibilidade para pessoas com necessidades especiais.


O projeto conta com um orçamento desonerado no valor de: R$ 49.685.406,90 e a prazo de execução dos serviços é de 365 (trezentos e sessenta e cinco dias). Por fim, é importante esclarecer que as obras contratadas se limitam unicamente à contratação, pela secretaria de estado de Transportes - SETRANS, de empresa especializada para elaboração de projeto executivo, execução das obras de reestruturação urbana da área no entorno da estação de Queimados.


Destaque para a reformulação viária da cidade

Com a redistribuição do tráfego das vias arteriais existentes através da criação de três binários estruturantes e o redirecionamento do fluxo de determinadas vias coletoras pretende-se resolver conflitos entre modais de transporte público e veículos de transporte motorizado individual, com vistas à melhoria das condições do trânsito de pedestres e demais modos de transporte ativo, resultando numa redução drástica nos índices de acidentes, não somente entre veículos automotores, mas aqueles envolvendo ciclistas e pedestres.


O acesso a pontos notáveis da cidade, como o Distrito Industrial e o novo edifício que abrigará o Paço Municipal, bem como os conjuntos habitacionais, cuja densidade demográfica elevada requer atenção especial, ao centro da Cidade e, consequentemente, à estação de trem, recebeu também tratamento especial, não só do ponto de vista do transporte motorizado quanto na criação de uma rede de ciclovias.


Esta, ao ser completamente implantada, ligará, de forma racional, todos os equipamentos públicos, até mesmo aqueles mais distantes do centro, promovendo acesso com a qualidade, a segurança e o conforto desejáveis à utilização dos transportes ativos, através da otimização da utilização das vias, compartilhadas ou não, com vistas ao convívio harmonioso entre os mais diversos modais de transporte.




Comentarii


Quem somos

O Estúdio de Criação  foi criado como micro empreendedorismo Individual - MEI em 2010 número:  12.649.813/0001-96 tendo como diretora executiva a jornalista e radialista Dine Estela que atua neste mercado há mais de 20 anos.  

 

                                                                                         Canal de Notícias

           “MINHA BAIXADA”

Este é um dos canais de divulgação próprios da empresa “Estúdio de Criação -  MINHA BAIXADA” que consiste na produção de um site atualizado diariamente com notícias de toda a Baixada Fluminense. O site conta ainda, com colunistas que falam sobre diversos temas e ainda uma  TV WEB com matérias em vídeo, além da produção de um jornal mensal, formato tablóide estendido (tabloide americano)  com tiragem de 25 mil exemplares e distribuição gratuita em toda Baixada Fluminense e Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Diretora presidente: 

Dine Estela (jornalista responsável)

Diretor Comercial:

Fabrícius Custódio Caravana

(advogado)

Colaboradores:

Claudia Maria (jornalista)

Paula Menezes 

Alex  Soares

Professor Jorge Dahl

Leandro  Batista

Sheila Firmino

             SIGA-NOS
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
Contato
minhabaixada@gmail.com
21970387270 
bottom of page