Atual prefeito de Caxias se recusou a participar do primeiro debate com os candidatos de sua cidade
- Minha Baixada
- 20 de out. de 2020
- 2 min de leitura
Foto e filmagem: Minha Baixada
Reportagem: Dine Estela

Em nota oficial lida pelo mediador do debate, o jornalista Marlom Brum do Estúdio B - Central de Notícias, realizador do primeiro debate entre os candidatos a prefeitos na cidade de Duque de Caxias, Baixada Fluminense, na noite desta segunda (19), Washington Reis (MDB), o candidato à reeleição se recusou a participar do debate alegando outros compromissos de campanha no mesmo dia. Sua cadeira ficou vazia e todos os candidatos o citaram o tempo inteiro do programa de debates do Estúdio.

Entre as críticas mais severas estavam a mobilidade urbana e a saúde. A maioria dos candidatos disse que se ganhar vai acabar com a participação das OS (Organização Social). que estão administrando várias unidades de saúde na cidade do Rio, inclusive em Caxias, somente a candidata Andreia Zito (Progressista), não soube se pronunciar sobre o assunto. “Estou muito preocupada com a questão da Covid-19 na cidade, mas sinceramente não estudei como fazer com as OS´s”, afirmou.

O Deputado Marcelo Dino (PSL) foi enfático ao dizer que a gestão da saúde tem que ser feita pela administração direta e sob forma de concurso público. “No meu governo vou acabar com todas as organizações sociais que estão causando grandes fraudes na saúde”, afirmou.
O mesmo foi dito pelo candidato Dica (PL) que parodiou o colega ao dizer que as O.S serão extintas, caso ganhe a prefeitura de Duque de Caxias, mas foi além ao lembrar que a educação da cidade está com os salários atrasados e também fez críticas severas a outras áreas da administração pública. “Caxias é o 86º no estado e o 1.186º no país na área educacional. Não tem salários em dia pagos aos professores. Os ativos estão há dois meses sem receber. Pensionistas e aposentados há três meses”, lembrou. Ele destacou ainda, que se a saúde da cidade fosse realmente boa o próprio prefeito não teria se tratado de Covid-19 em Botafogo.

O clima do debate foi amistoso entre os candidatos de oposição que apresentaram algumas propostas parecidas e até complementares. Com uma hora e meia de debate, foi possível até responder a várias perguntas dos internautas que acompanham o debate, além de perguntas sobre várias áreas relevantes para a cidade de Caxias como Saúde, Educação, desenvolvimento Econômico e Mobilidade Urbana. Nesta última área o debate contou com a participação especial do urbanista Vice Loureiro que deixou seus questionamentos aos candidatos nesta área. Nesta terça-feira (20) o debate será com os candidatos de São João de Meriti. Na sequência estão as cidades de Belford-Roxo e Nova Iguaçu.
Comentarios