top of page

Brasil e Nigéria podem ter acordo acadêmico de colaboração

  • Foto do escritor: Dine Estela
    Dine Estela
  • 23 de nov. de 2022
  • 2 min de leitura

Atualizado: 1 de dez. de 2022

O professor do programa de Pós Graduação em História Comparada da UFRJ, Dr. Babalawo, Ivanir dos Santos, recebeu na tarde desta terça, 22, na UFRJ, uma delegação da Lagos State University, Nigéria, formada pelos professores Tayo Ajayi , Prof. Harrison Adeniyi, Prof. Dr. Henry Hunjo e o Prof. Dr Ahmed Adesanya para uma reunião com representes da Biblioteca Nacional, o superintendente geral de Relações Internacionais da UFRJ, Prof Dr Amaury Fernandes e o programa de História Comparada para a elaboração de um trabalho colaborativo que pode incluir traduções de autores brasileiros para este país do continente africano, algo inédito para a historiografia brasileira e africana no que tange aos estudos voltados para este continente, além de outras parcerias institucionais.


O Brasil tem o maior contingente de população negra depois da Nigéria em todo mundo, mas poucos trabalhos em conjunto, como destacou o mestre e interlocutor da parceira, o professor Babalawo Ivanir Dos Santos. "Não é porque temos o maior contingente negro depois deste país africano que nossos trabalhos em conjunto foram ou são mais maiores. Nunca tivemos, se quer, um representante negro no consulado braseiro na Nigéria. Pouco se fez para integrar esses dois povos irmãos. Estamos aqui oferecendo uma maneira de mudar isso através de bolsas para tradução dos livros, bolsa sanduíche para estudantes, dentre outras tantas possibilidades", enfatizou.

Os professores também sinalizaram a possibilidade de ensinar o Yorubá no Brasil e a proposta estará sendo encaminhada à coordenação do programa de pós graduação da UFRJ.


Assim como o professor Ivanir tem projetos em andamento para o ensino da língua portuguesa na Nigéria. " Em Lagos tem um contingente populacional "afrobrasilian" descentes de brasileiros e que não falam português", são distorções que pretendemos trabalhar para minimizar", destacou.

Amaury Fernandes, superintendência geral de Relações Internacionais da UFRJ, esteve presente na reunião e destacou a importância da parceria para a universidade. "Me comprometo à levar essas propostas o mais rápido possível para a nossa coordenação e agilizar o processo, pois será uma honra para nós esse trabalho em conjunto", destacou.

A Universidade Estadual de Lagos (em inglês: Lagos State University) - também conhecida pela sigla LASU - foi fundada em 1983 pela Lei de habilitação do estado de Lagos da Nigéria, para o avanço da aprendizagem e estabelecimento de excelência acadêmica. A universidade atende a uma população de mais de 61 000, matriculados em programas de tempo integral e tempo parcial para diploma, graduação e pós-graduação. A Universidade Estadual de Lagos localiza-se na cidade de Ojo, Lagos, Nigéria, é a única universidade estadual da ex-colônia britânica.


O encontro aconteceu no @historiacomparada e contou com a participação dos discentes matriculados na disciplina Intelectuais africanos 🌸


Comments


Quem somos

O Estúdio de Criação  foi criado como micro empreendedorismo Individual - MEI em 2010 número:  12.649.813/0001-96 tendo como diretora executiva a jornalista e radialista Dine Estela que atua neste mercado há mais de 20 anos.  

 

                                                                                         Canal de Notícias

           “MINHA BAIXADA”

Este é um dos canais de divulgação próprios da empresa “Estúdio de Criação -  MINHA BAIXADA” que consiste na produção de um site atualizado diariamente com notícias de toda a Baixada Fluminense. O site conta ainda, com colunistas que falam sobre diversos temas e ainda uma  TV WEB com matérias em vídeo, além da produção de um jornal mensal, formato tablóide estendido (tabloide americano)  com tiragem de 25 mil exemplares e distribuição gratuita em toda Baixada Fluminense e Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Diretora presidente: 

Dine Estela (jornalista responsável)

Diretor Comercial:

Fabrícius Custódio Caravana

(advogado)

Colaboradores:

Claudia Maria (jornalista)

Paula Menezes 

Alex  Soares

Professor Jorge Dahl

Leandro  Batista

Sheila Firmino

             SIGA-NOS
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
Contato
minhabaixada@gmail.com
21970387270 
bottom of page