top of page

Centro de Triagem Covid-19 atende 40 mil pessoas em um ano

  • Foto do escritor: Minha Baixada
    Minha Baixada
  • 8 de abr. de 2021
  • 2 min de leitura


Há um pouco mais de um ano estamos vivendo uma pandemia e, o município de Nilópolis foi um dos primeiros do estado do Rio de Janeiro a criar o Centro de Triagem - Covid-19, inaugurado no dia 3 de abril de 2020, se tornando referência na Baixada Fluminense. Em um ano, cerca de 40 mil pacientes já receberam os cuidados do Centro.


De acordo com a última atualização dos dados da Secretaria Municipal de Saúde, são atendidas, em média, 290 pessoas por dia.


Os pacientes são acolhidos por uma equipe de enfermeiros, técnicos de enfermagem e médicos que fazem a avaliação do quadro clínico do paciente, classificando em casos leves e graves.

Atuando na área da saúde há 18 anos, a enfermeira e coordenadora do Centro de Triagem Beatriz Carvalho de Oliveira viveu uma nova experiência de como tratar o novo vírus.


"Durante a minha jornada de coordenação no polo de Nilópolis, posso relatar um novo desafio que foi encarado com louvor. Após realizar treinamento e atualização do Ministério da Saúde, pude passar a experiência para os profissionais que lá atuam. Foi implantado protocolos de práticas recomendadas ao combate da disseminação do vírus, fluxo operacional do serviço, indicadores de qualidade e educação na saúde incluindo a população. É muito gratificante a recuperação do paciente, humanizar, educar e ajudar a população", disse Beatriz Carvalho.



O centro é equipado com toda estrutura necessária para atender a população. Há dez leitos de observação, sendo cinco com respiradores de UTI. Caso o paciente necessite de internação, será transferido para a UPA JK e inserido na Central de Regulação do Estado (CER) para uma vaga em hospital de grande porte.


A pessoa que busca atendimento tem seus dados cadastrados, segue para triagem do enfermeiro que faz a classificação de risco e encaminha o paciente para o médico realizar os exames necessários. O Centro de Triagem é um dos locais em Nilópolis que realiza o teste rápido e PCR (cotonete), seguindo o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde.

Morador do bairro de Nova Cidade, Alisson Barreira Ferreira, de 41, há um mês apresentou leves sintomas do coronavírus, e logo procurou o Centro de Triagem. "Fui muito bem recebido no dia em que fui ao Centro de Triagem. Fiz o teste rápido e o PCR (cotonete). Me entregaram os remédios necessários para tratar os sintomas. A enfermeira me ligava dia sim e dia não durante duas semanas para acompanhar a evolução do vírus", contou Alisson.


Vale ressaltar que a prefeitura de Nilópolis tem tomado medidas para conter o avanço da Covid-19 no município. É de extrema importância o uso de máscara e álcool em gel 70%, além de manter o distanciamento. Essas ações podem ajudar a salvar vidas.

A criação do Centro de Triagem - Covid-19 foi uma medida preventiva da Prefeitura de Nilópolis para acolher casos da doença. O Centro de Triagem Covid-19 fica na Rua Zezinho, sem número e funciona diariamente de 7h às 19h.



Comments


Quem somos

O Estúdio de Criação  foi criado como micro empreendedorismo Individual - MEI em 2010 número:  12.649.813/0001-96 tendo como diretora executiva a jornalista e radialista Dine Estela que atua neste mercado há mais de 20 anos.  

 

                                                                                         Canal de Notícias

           “MINHA BAIXADA”

Este é um dos canais de divulgação próprios da empresa “Estúdio de Criação -  MINHA BAIXADA” que consiste na produção de um site atualizado diariamente com notícias de toda a Baixada Fluminense. O site conta ainda, com colunistas que falam sobre diversos temas e ainda uma  TV WEB com matérias em vídeo, além da produção de um jornal mensal, formato tablóide estendido (tabloide americano)  com tiragem de 25 mil exemplares e distribuição gratuita em toda Baixada Fluminense e Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Diretora presidente: 

Dine Estela (jornalista responsável)

Diretor Comercial:

Fabrícius Custódio Caravana

(advogado)

Colaboradores:

Claudia Maria (jornalista)

Paula Menezes 

Alex  Soares

Professor Jorge Dahl

Leandro  Batista

Sheila Firmino

             SIGA-NOS
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
Contato
minhabaixada@gmail.com
21970387270 
bottom of page