Coleta Seletiva: sustentabilidade e limpeza em Mesquita
- Minha Baixada
- 18 de fev. de 2022
- 2 min de leitura

Cuidar da saúde do planeta é responsabilidade de todos. Por isso, a Prefeitura de Mesquita investe em práticas ambientais, como a Coleta Seletiva Solidária e a Educação Ambiental. O programa da Coleta estimula a sustentabilidade e garante mais renda para os catadores. Essa, junto a outras atividades, fez com que o município se destacasse no ICMS Verde, que beneficia as cidades que mais se destacam nas questões ecológicas. No levantamento de 2021, Mesquita foi a primeira colocada na Baixada Fluminense e a quarta de toda a região metropolitana do Rio.
“Ao contrário do que muitos pensam, o lixo é uma matéria-prima. Os materiais recicláveis, em especial, podem sofrer diversas transformações e atender inúmeras demandas. Isso, prezando por aqueles cinco “erres”: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar. Além disso, a coleta seletiva é sinônimo de cidade limpa“, analisa Rosaura Clem, responsável pela Educação Ambiental na Secretaria Municipal de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos de Mesquita.
Atualmente, Mesquita conta com quatro galpões de materiais recicláveis, sendo eles: Galpão de Coleta Seletiva Chico Mendes, em Rocha Sobrinho; Galpão de Reciclagem de Resíduos Sólidos Zilda Arns, em Santo Elias; Galpão de Reciclagem de Resíduos Solídos Doroty Stong, na Chatuba; e Galpão de Reciclagem de Resíduos Sólidos Secretária Cássia Valéria, no Centro.
Assim, Rosaura explica ainda como os mesquitenses podem contribuir com o trabalho da Coleta. “Para agilizar o processo, recomendamos juntar todos os materiais de plástico, papel, papelão, metal, eletroeletrônicos e outros semelhantes. Já os vidros e as pilhas é bom manter separados em uma outra embalagem, porque esses objetos podem colocar a segurança dos catadores em risco. Além disso, orientamos que guardem o óleo de cozinha usado em garrafas pets e nos entreguem”, aconselha.
O programa
A atividade do programa é fortalecida pelos pontos de entrega voluntária das embalagens pós uso, nas escolas do município. Em 2020, no entanto, com a pandemia de Covid-19 e a paralisação das atividades presenciais nas instituições, o trabalho teve de ser interrompido. Na época, também houve uma queda na procura pelo serviço por parte da população. Agora, com o retorno das atividades, a coleta vem retomando os trabalhos.
“O meio ambiente precisa da nossa atenção. Por isso, temos de ir além de só falar sobre o assunto, mas começar a agir. Ao fazermos a nossa parte, estaremos cuidando da natureza e, consequentemente, da vida“, comenta o secretário municipal de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos de Mesquita, Rholmer Louzada.
Como solicitar?
Para solicitar o serviço da Coleta, basta enviar um e-mail para coletaseletiva@mesquita.rj.gov.br com o nome completo, endereço e telefone. Por lá, a equipe entra em contato, informando a data para o recolhimento dos materiais. Outra possibilidade é pelo aplicativo Colab ou, ainda, na própria Subsecretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, que fica na Rua Mister Watkins 22, no Centro
Comentarios