top of page

Comissão de saúde realiza reunião a portas fechadas com a secretaria municipal de Saúde de Queimados

  • Foto do escritor: Minha Baixada
    Minha Baixada
  • 23 de mar. de 2021
  • 3 min de leitura

A Comissão de saúde da câmara municipal de Queimados pediu novos esclarecimentos à secretária de saúde sobre medidas de combate a covid. A reunião aconteceu a portas fechadas na sede do legislativo na manhã desfa terça, 23. De março.


Na pauta estavam ações de combate a covid como a possível reativação dos leitos do centro de triagem.


A imprensa não foi convidada para que fizesse os questionamentos necessários sobre o tema, como por exemplo: porque a cidade recebeu 10 leitos e respiradores que estão amontoados em uma sala como mostrou a própria secretária em vistoria de um grupo de acompanhamento da Covid na cidade formado por profissionais liberais. Enquanto isso, a UPA, porta de entrada para os pacientes de convid na cidade, não tem nem ar condicionado, muito menos leitos com respiradores.


A imprensa também vem questionando o porquê a prefeitura está promovendo aglomerações em poucos espaços de vacinação se conta com mais de dez postos de saúde, incluindo as clínicas da família. A resposta da secretaria de que a Procuradoria da prefeitura não permite a contratação de técnicos para aplicar a vacina é no mínimo leviana.


Em nota publicada em sua rede social sobre o alto risco em que a cidade de Queimados se encontra, a prefeitura informou que está tomando todas as medidas preventivas para conter a pandemia na cidade com ações de prevenção.


"Nesta terça-feira (23), parte do secretariado da Prefeitura de Queimados se reuniu com a Comissão de Saúde da Câmara Municipal, na sede do legislativo, para buscar soluções no enfrentamento da covid-19 e tratar a possibilidade de reabertura dos leitos do hospital de campanha. A reunião teve como pautas, a importância das fiscalizações realizadas pela secretaria de Ordem Pública, bem como as ações de vistoria e supervisão com intuito de conscientização. Participaram da reunião: secretária de Saúde, Marcelle Nayda, secretário de Fazenda Alex Binoti, secretário de Ordem Pública, Andŕe Caldas, presidente da Câmara, vereador Prof. Nilton Moreira Cavalcanti, presidente da Comissão de Saúde, vereador Antônio Almeida, assim como os vereadores Wilsinho dos Três Fontes e Julio Boi.O comitê científico da secretaria de Saúde também se fez presente.", Finalizou.


Essas reuniões realizadas pelas comissões da câmara deveriam cumprir a lei de acesso à informação. É fundamental que o órgão que a convoca priorize a presença das pessoas diretamente afetadas pela política pública ou projeto de lei a ser discutido.


A divulgação prévia, a localização adequada e a garantia do direito à informação compreensível e ao direito de voz são pressupostos para a garantia do direito de participação. Por isso, ao realizar as audiências, diligências, oitivas e reuniões, o órgão público deve ficar atento para que todos os grupos possam ter acesso ao local e às informações necessárias. Ou seja, a participação não deve ser restrita a grupos determinados, mas aberta a todos e respeitando as diferenças e necessidades de cada grupo.


É muito importante também garantir a presença das autoridades competentes, do Ministério Público e técnicos especialistas no tema da reunião.


A presença da imprensa é um fator que pode ajudar a dar visibilidade tanto para a discussão, como para os argumentos utilizados pela população. Além disso, os meios de comunicação também auxiliam a fiscalização e podem, dessa maneira, garantir o respeito aos resultados da audiência.

. Fonte: politize.com.br


Ao ser questionado pelo Canal de notícias Minha Baixada, o vereador Antônio Almeida disse que não convocou a reunião e sim, foi convidado a participar da mesma. "Dine, eu como presidente da Comissão de Saúde não convoquei reunião , eu fui informado pelo Presidente para estar presente hoje as 10hs. na Câmara pois a Secretária estaria pela manhã junto com o Prefeito e outros técnicos para tratarmos de assuntos rekstivos ao Covid por isso afirmo que o que ocorreu foi um reunião interna para discutirmos algumas decisões a serem adotadas diria que foi uma reunião de trabalho", disse.

Comments


Quem somos

O Estúdio de Criação  foi criado como micro empreendedorismo Individual - MEI em 2010 número:  12.649.813/0001-96 tendo como diretora executiva a jornalista e radialista Dine Estela que atua neste mercado há mais de 20 anos.  

 

                                                                                         Canal de Notícias

           “MINHA BAIXADA”

Este é um dos canais de divulgação próprios da empresa “Estúdio de Criação -  MINHA BAIXADA” que consiste na produção de um site atualizado diariamente com notícias de toda a Baixada Fluminense. O site conta ainda, com colunistas que falam sobre diversos temas e ainda uma  TV WEB com matérias em vídeo, além da produção de um jornal mensal, formato tablóide estendido (tabloide americano)  com tiragem de 25 mil exemplares e distribuição gratuita em toda Baixada Fluminense e Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Diretora presidente: 

Dine Estela (jornalista responsável)

Diretor Comercial:

Fabrícius Custódio Caravana

(advogado)

Colaboradores:

Claudia Maria (jornalista)

Paula Menezes 

Alex  Soares

Professor Jorge Dahl

Leandro  Batista

Sheila Firmino

             SIGA-NOS
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
Contato
minhabaixada@gmail.com
21970387270 
bottom of page