Ministério da Saúde Lança aplicativo para identificar sintomas do Coronavírus mas desconsidera conta
- Minha Baixada
- 17 de mar. de 2020
- 2 min de leitura
O aplicativo ainda indica as unidades de saúde mais próximas do paciente

O Ministério da Saúde lançou um app Coronavírus-SUS com o objetivo de conscientizar a população sobre o Corona Vírus COVID-19. Em caso de suspeita de infecção, o cidadão pode conferir se os sintomas são compatíveis com o do Corona, e caso seja, será instruído e encaminhado para a unidade de saúde básica mais próxima. O app também apresenta um mapa indicando unidades de saúde próximas. O aplicativo ainda orienta o cidadão com notícias atualizadas do Ministério da Saúde com foco no Coronavírus.
No entanto, alguns usuários que baixaram o aplicativo fazem algumas reclamações, como lentidão, imprecisão nas respostas e encaminhamentos aos pacientes. “Considerei a ideia muito importante. Ocorre que assim que baixei o App, começou a demora. Logo na interface de início, o aplicativo demora para localizar o smartphone que está utilizando o App. Passada esta fase, o ícone "dicas" demora outro tanto para abrir. A ideia é legal, mas o aplicativo não corresponde à expectativa criada”, relatou Mônica Santos.
Júlia Lima reclama que o aplicativo descarta a possibilidade da contaminação local. “Já existe transmissão comunitária nas duas maiores cidades do país. Ao testar a autoavaliação do app (que é extremamente lento), colocando TODOS os sintomas, mas dizendo que não tive contato com doentes nem fui para o exterior, ele diz que NÃO estou com COVID-19. Isso é totalmente IRRESPONSÁVEL para as cidades com transmissão comunitária! Deveriam manter o app atualizado incluindo nas perguntas, a cidade onde a pessoa está ou esteve nos últimos dias’, destaca.
Vale ressaltar, que mesmo que o paciente indique todos os sintomas do COVID-19, mas responder negativamente que viajou para países que estão com a presença do vírus ou que esteve próximo de pessoas contaminadas, o aplicativo indica que o mesmo não está com a doença, algo realmente muito irresponsável por parte de um aplicativo do governo. No entanto, é importante saber a localização das unidades mais próximas indicadas no aplicativo e as notícias atualizadas sobre o vírus, mesmo que demorada a informação acaba chegando. O aplicativo também disponibiliza um número de WhatsApp para retirada de dúvidas (61) 99289-4640. Além do Disque Saúde 136.
Para baixar
Comments