O Babalawô Ivanir dos Santos recebeu o presidenciável Ciro Gomes no Morro da Mangueira, RJ
- Minha Baixada
- 13 de jul. de 2021
- 3 min de leitura
Professor recebe convite para coordenar o plano do partido também em nível estadual

O prof. Dr. Babalawô Ivanir dos Santos recebeu na manhã desta segunda, 12, dia do seu aniversário, um presente político do presidenciável, Ciro Gomes (PDT), o convite oficial para formular uma política pública voltada para o combate ao racismo estrutural. O convite foi feito durante um almoço com algumas lideranças comunitárias e políticos no morro da Mangueira, onde o professor mora e abalizada pelo presidente nacional do PDT, Carlos Lupi.
Durante o encontro, o presidenciável, falou de suas intenções em ouvir as lideranças religiosas e acadêmicas e que o professor Ivanir tornou-se uma referência neste campo de luta contra as várias formas de racismo estrutural.

O ex-prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, também aproveitou para convidar o professor para ajudar na configuração do plano estadual do partido no que tange ao combate ao racismo estrutural. “Ivanir é um símbolo da resiliência do povo pobre e negro do Rio de Janeiro. Estamos há 30 anos com governos trabalhistas em Niterói com uma geração de prefeitos que entre outras questões, tem histórico de combate ao racismo. Então pensar um projeto nacional com esta perspectiva de Ivanir vai agregar muito. Já fica aqui meu convite para pensar nosso projeto aqui no Rio também”, adiantou.

Ciro destaca a desigualdade no Brasil como negra e feminina e busca parceria de acadêmicos como o Babalawô Ivanir dos Santos, para enfrentar esse problema social. “O Brasil está vivendo a pior crise de sua história. Temos que parar com a prática de votar em fulano só para retirar bertano do poder. É preciso analisar melhor o candidato e suas propostas”, observou.

Ele também impõe à esquerda a decadência social e política brasileira. “A esquerda teve seis eleições consecutivas que entregaram ao país uma tragédia social, econômica e urbana sem precedentes históricos. Ao analizar a desigualdade no Brasil, visualizamos uma desigualdade negra e feminina, para mudar essa realidade, precisamos mais do que um belo plano de governo, mas uma plataforma de trabalho consistente”, observou.

O convite foi abalizado pelo presidente do partido, Carlos Lupi (PDT). “ Temos muito orgulho de convidar o professor Ivanir para ser o coordenador nacional e estadual de políticas antirraciatas para ajudar a resgatar a dignidade da nossa população negra e marginalizada”, anuncia.

O professor tem recebido outros convites em nível estadual e nacional mas já adiantou que esta foi proposta mais qualificada que já recebeu durante essa militância. “Estou muito feliz com esse presente no dia do meu aniversário, porque esta foi a proposta mais qualificada que já recebi durante a minha militância. É um reconhecimento do nosso trabalho e coordenar o programa tanto do candidato a presidente quanto do governador é um grande desafio a ser cumprido coletivamente”, enfatizou.


O professor destacou ainda que o racismo estrutural também é secular mas é preciso atacar na raiz do problema. ““Temos grandes problemas com o tráfego evangelizado. O racismo religioso é importante mas não está sozinho. Temos problemas de racismo estrutural que vem lá de Hegel quando afirmava que África não tinha história”, observou. Também participaram do encontro político:
1 – Lupi
2 – Ciro Gomes
3 – Rodrigo Neves
4 – Martha Rocha
5 – Brizola Neto
6 – Negrogun
7 – Marcelo Monteiro
8 – Elisa Larkin
11 – Lia Vieira (PDT)
14 – Marcelo Medeiros
15 – Joelson (EDUCAFRO)
16 – Jacques D'adesky
18 – Luiz Fernando Neri
19 – Gustavo Proença - advogado
20 – Paulo Baía
21 – Aydee Valério
22 – Filipe Chanel
25 – Junior Mangueira
26 – Geraldo Coelho FFB
27 - Miro Teixeira
Comments