top of page

O Dia Nacional das Tradições das raízes de Matriz Africana será comemorado pela primeira vez em 2023

  • Foto do escritor: Dine Estela
    Dine Estela
  • 19 de mar. de 2023
  • 3 min de leitura

Atualizado: 28 de fev. de 2024

O Dia Nacional das Tradições das raízes de Matriz Africana será comemorado pela primeira vez em 2023 com uma grande festa no Palácio da República que contará com assinatura de um Acordo de cooperação Técnica para Pesquisas.

A partir da lei assinada pelo Presidente Lula e pelas ministras da Cultura, Margareth Menezes, e Igualdade Racial, Anielle Franco, o dia 21 de março ficou instituído como o Dia Nacional das Tradições das raízes de Matriz Africana. Essa data será destacada pela primeira vez nesta segunda, 20, de março de 2023 com uma grande festa no Palácio da República, também conhecido como Palácio do Catete, que contará com a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica entre o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, a Defensoria Pública da União e o Grupo de Trabalho que está organizando a chegada e catalogação das 520 peças que compõem o acervo “Nosso Sagrado”. O evento ainda irá contar com várias atividades gratuitas durante este dia. A entrada será franqueada a partir das 13h horas.


Tudo começou com a campanha 'Liberte nosso sagrado", comandado por lideranças religiosas de matriz africana do Rio de Janeiro que exigiam que as 520 peças apreendidas pela polícia durante prisões realizadas entre 1890 a 1945, e que ficaram no Museu da policia com o título " coleção da magia negra", ganhassem um novo nome e lar. Hoje elas estão no Museu da República com o título “Acervo Nosso Sagradado”.


Mas a luta continua e agora é para encontrar os donos destas peças e contar a verdadeira história destas apreensões e prisões como uma reparação histórica, logo, esse acordo de cooperação técnica não poderia ter chegado em melhor hora, como ressalta o pesquisador do Grupo de Trabalho, Prof. Dr. Eduardo Possidonio: “Fico feliz em ver que o Acervo Nosso Sagrado não só ganha a cada dia, a visibilidade e atenção que merece, bem como já desempenha um papel pedagógico importante na luta pelo combate contra o racismo religioso. Sem contar a ampliação das pesquisas em torno do sagrado afro-carioca. “O acordo visa ampliar não somente o acesso aos inquéritos policiais do contexto das apreensões, mas as possibilidades de análise sobre esses documentos, buscando uma maior compreensão do Acervo Nosso Sagrado”, acrescentou Possidônio.


Maria Helena Versiani, trabalha no setor de Pesquisa Histórica do Museu e integra a equipe de pesquisa do Nosso Sagrado. Ela também comemora este momento como uma chance de reparação histórica. “É momento de muita celebração e de fortalecimento para seguirmos nas boas lutas dessa vida. Momento de importância prática e simbólica, movimento de reparação, um jeito de recontar a história do Brasil. Muito feliz por esse evento”, destacou.


Serviço:

Evento: Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé,

Dia: segunda-feira, dia 20 de março

Horário: 13 horas,

Local: Museu da República. Rua do Catete 153, Rio de Janeiro.

Entrada Franca


A programação inclui visitações à reserva técnica, Lançamento de exposições e catálogo do “Nosso Sagrado”


1) Recepção do Ministro e da Secretária-Executiva do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, da Coordenadora do Grupo de Trabalho de Políticas Etnorraciais da Defensoria Pública da União e das lideranças religiosas que integram o Grupo de Trabalho da Gestão Compartilhada do Acervo Nosso Sagrado;


2) Visita ao Acervo Nosso Sagrado e ao Jardim Nosso Sagrado que é voltado para o cultivo de ervas medicinais;


3) Assinatura, no Salão Ministerial do Palácio do Catete, do Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, a Defensoria Pública da União e o Museu da República;]


4) Lançamento do Catálogo “Moda de Terreiro” do Ilê Omolu Oxum;


5) Inauguração da Exposição “Marielle Marés” com curadoria do Museu da Maré.


Komentarze


Quem somos

O Estúdio de Criação  foi criado como micro empreendedorismo Individual - MEI em 2010 número:  12.649.813/0001-96 tendo como diretora executiva a jornalista e radialista Dine Estela que atua neste mercado há mais de 20 anos.  

 

                                                                                         Canal de Notícias

           “MINHA BAIXADA”

Este é um dos canais de divulgação próprios da empresa “Estúdio de Criação -  MINHA BAIXADA” que consiste na produção de um site atualizado diariamente com notícias de toda a Baixada Fluminense. O site conta ainda, com colunistas que falam sobre diversos temas e ainda uma  TV WEB com matérias em vídeo, além da produção de um jornal mensal, formato tablóide estendido (tabloide americano)  com tiragem de 25 mil exemplares e distribuição gratuita em toda Baixada Fluminense e Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Diretora presidente: 

Dine Estela (jornalista responsável)

Diretor Comercial:

Fabrícius Custódio Caravana

(advogado)

Colaboradores:

Claudia Maria (jornalista)

Paula Menezes 

Alex  Soares

Professor Jorge Dahl

Leandro  Batista

Sheila Firmino

             SIGA-NOS
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
Contato
minhabaixada@gmail.com
21970387270 
bottom of page