Queimados de portas abertas para o Coronavírus
- Minha Baixada
- 3 de abr. de 2020
- 2 min de leitura

Queimados está andando na contra-mão do planeta ao autorizar a abertura do comércio, causando grandes aglomerações na cidade que já conta com 5 casos confirmados da doença. O boletim epidemiológico desta quinta-feira (2) informava que 2 homens e 3 mulheres sendo uma não residente estavam com a COVID -19. No momento, o município conta com 16 casos suspeitos. Outros 10 foram descartados.
Primeiro o prefeito Carlos de França Vilela seguiu a orientação do Estado e também baixou decreto orientando o comércio a fechar as portas, mas uma semana depois as restrições foram diminuindo até a autorização para que as lojas de material de construção também fossem incluídas na lista dos essenciais, assim como as lojas de mecânica, chaveiros, etc. Até que esta semana, o prefeito baixou novo decreto autorizando a abertura do comércio com 30% da capacidade, evitando aglomerações em seus interiores, mas o que se vê pela cidade é algo totalmente diferente.
Somente as grandes redes tem acompanhando as orientações da OMS e do Estado do Rio de Janeiro. As filas dos bancos também é outro grande problema na cidade. As pessoas não estão respeitando o distanciamento social formando grandes aglomerações pelo centro comercial da cidade.
Enquanto o vírus se espalha, a cidade ainda não conta com novos leitos dedicados à COVID- 19. A promessa de se montar dois hospitais de campanha na cidade, ainda não saiu o papel. O primeiro foi anunciado para um anexo do CETHD (Centro de Tratamento de hipertensão e Diabetes) e o outro seria montado nas instalações da Nova Maternidade.
Já na área da saúde, as restrições de atendimento aumentaram e esta semana, a prefeitura publicou o anúncio de suspensão de todas as consultas ambulatoriais da rede. Um contra-senso, porque se as pessoas podem circular no comércio livremente, elas também poderiam ser atendidas nas unidades básicas da família e postos de saúde.
Assita a reportagem:
Comments