top of page

Queimados planeja crescimento habitacional

  • Foto do escritor: Minha Baixada
    Minha Baixada
  • 18 de out. de 2012
  • 2 min de leitura

Casas populares do condomínio Paulo Duque


Queimados tem a meta de chegar à marca das 10 mil unidades habitacionais nos próximos quatro anos e faltam apenas três mil para alcançar o objetivo social. No entanto, para conseguir mais verbas para a Habitação será necessário que a cidade faça um mapeamento das áreas de interesse social, que poderão ser financiadas por várias fontes de custeio do Ministério das cidades como o PLHIS – Fundo Nacional de Habitação de interesse Social,  Ação Provisão Habitacional de Interesse Social – Modalidade: Assistência Técnica, Ação Apoio à elaboração de Planos Habitacionais de Interesse Social – PLHIS ou Urbanização de Assentamentos Precários – UAP.

O primeiro passo já foi dado e a Secretaria Municipal de Habitação e Obras – SEHOB de Queimados conseguiu o financiamento na modalidade – Assistência Técnica para apoio à elaboração do PLHIS e já fez o mapeamento de todas as áreas habitacionais da cidade, inclusive às de risco. A apresentação da primeira etapa do mapeamento aconteceu nesta quarta (17), no Teatro Metodista para vários representantes da sociedade civil organizada e ao público em geral.

O PLHIS tem como objetivo diagnosticar e resolver problemas dos assentamentos precários da cidade seja de legalização fundiária, condições de urbanização ou péssimas condições da moradia em áreas de risco.

Na próxima reunião, em novembro (7), serão abertas oficinas de trabalho com base nas linhas de financiamentos mais adequadas para cada um dos 63 assentamentos precários existentes na cidade. A reunião é aberta ao público que poderá participar ativamente do processo decisório. O local ainda não foi definido pelos organizadores.

Segundo arquiteta que fez a coordenação técnica do mapeamento, Cristina Lontra Nacif, Queimados encontra-se no plano intermediário de crescimento desordenado em relação à Região Metropolitana do Rio. “Muito ouvimos falar do crescimento desordenado das cidades e da falta de um plano diretor que faça esta ordenação. Em Queimados não é diferente, no entanto, não estamos em pior situação do que os outros municípios da região. É comum no país inteiro, às pessoas construírem primeiro, para depois requerem infraestrutura do poder público. O que estamos fazendo é chegar à contramão do sistema para tentar minimizar esta prática”, enfatizou.

O PLHIS de Queimados também visa resolver alguns problemas de infraestrutura dos assentamentos existentes com a viabilização de serviços de água, saneamento, distribuição de energia elétrica, transportes, serviços de telefonia, áreas de lazer e questões ambientais. #gallery-310-1 { margin: auto; } #gallery-310-1 .gallery-item { float: left; margin-top: 10px; text-align: center; width: 100%; } #gallery-310-1 img { border: 2px solid #cfcfcf; } #gallery-310-1 .gallery-caption { margin-left: 0; } /* see gallery_shortcode() in wp-includes/media.php */

댓글

댓글을 불러올 수 없습니다.
기술적인 오류가 발생하였습니다. 연결 상태를 확인한 다음 페이지를 새로고침해보세요.

Quem somos

O Estúdio de Criação  foi criado como micro empreendedorismo Individual - MEI em 2010 número:  12.649.813/0001-96 tendo como diretora executiva a jornalista e radialista Dine Estela que atua neste mercado há mais de 20 anos.  

 

                                                                                         Canal de Notícias

           “MINHA BAIXADA”

Este é um dos canais de divulgação próprios da empresa “Estúdio de Criação -  MINHA BAIXADA” que consiste na produção de um site atualizado diariamente com notícias de toda a Baixada Fluminense. O site conta ainda, com colunistas que falam sobre diversos temas e ainda uma  TV WEB com matérias em vídeo, além da produção de um jornal mensal, formato tablóide estendido (tabloide americano)  com tiragem de 25 mil exemplares e distribuição gratuita em toda Baixada Fluminense e Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Diretora presidente: 

Dine Estela (jornalista responsável)

Diretor Comercial:

Fabrícius Custódio Caravana

(advogado)

Colaboradores:

Claudia Maria (jornalista)

Paula Menezes 

Alex  Soares

Professor Jorge Dahl

Leandro  Batista

Sheila Firmino

             SIGA-NOS
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
Contato
minhabaixada@gmail.com
21970387270 
bottom of page