Várias cidades da Baixada aparecem no mapa de alto risco da Covi19
- Dine Estela
- 7 de mar. de 2021
- 2 min de leitura
Taxa de ocupação de leitos está em 93% no Rio de Janeiro

O mapa atualizado no dia 3 de março, apresenta uma visão geral da pandemia nos 92 municípios do RJ e segue os mesmos critérios de classificação já utilizados no mapa de risco do estado. Na Baixada Fluminense, aparecem em alto risco de classificação oito cidades: Itaguaí, Japeri, Mesquita, Nilópolis, Paracambi, Seropédica, Magé e Queimados. É importante salientar que municípios de pequeno porte são mais impactados nos indicadores relativos por pequenas diferenças em números absolutos, ou seja, variar de um óbito para dois em uma semana impacta em um aumento de 100%, resultando em uma alta pontuação total.
A cidade de Queimados acabou de desmobilizar uma central de triagem da Covid19 com 20 leitos no último dia 4 de março, já aparece no mapa como alto risco para a doença no estado do Rio de Janeiro. Como a cidade não conta mais com a Central de triagem, os pacientes estão sendo encaminhados para outros hospitais do estado e na última semana apareceram alguns moradores de Queimados no indicativo de óbitos do Estado por Covid19.

Entramos em contato com a secretária municipal de saúde de Queimados, para saber como serão as medidas, a partir dessa nova classificação de risco e ela disse estar preparando um relatório para divulgação no portal da transparência já nesta segunda (8). Vale ressaltar, que o último boletim sobre a Covid-19 divulgado foi no dia 1 de março de 2021 e apresentava 120 óbitos confirmados e 3 suspeitos, Além de 20 casos ativos e 36 suspeitos de Covid19, estando 1 leito ocupado. O boletim ainda apresentava 01 paciente no oxigênio e 01 em ar ambiente, restando ainda, 19 leitos disponíveis, algo contraditório se a própria secretária anunciou a desmobilização dos mesmos. Veja o quadro ao lado.
Um balanço divulgado pela Secretaria estadual de Saúde no início da noite deste sábado mostra que 93% dos 616 leitos de UTI do Sistema Único de Saúde (SUS).
Fonte: Saúde - iG @ https://saude.ig.com.br/2021-03-06/rio-de-janeiro-atinge-93-de-ocupacao-de-leitos-de-uti-para-covid-19.html]
Os motivos para o aumento da taxa de ocupação de leitos de UTI na cidade são: o bloqueio feito pela Fiocruz de 18 leitos para a chegada de pacientes de Manaus; e a decisão da prefeitura por manter pacientes na UTI que já poderiam voltar para o setor de enfermaria. Segundo ele, isso foi feito para oferecer mais conforto no tratamento.
Os indicadores que compõem a classificação de risco, avaliam a variação no número de óbitos, variação do número de caso por internações, taxas de positividade para a Covid19, taxa de ocupação de UTI e tempo para o esgotamento dos leitos de UTI como mostra o quatro abaixo: Diante destes dados é possível verificar um aumento do número de municípios em alto risco, comparada com a ultima avaliação (SE 06 com SE 04). A figura 1 e a tabela 1 mostram a classificação de risco para os 92 municípios na comparação da SE 07 com a SE 05.




Veja a íntegra do documento:
Comments