Baixada perdeu mais um ícone hoje ALFREDO CARAVANA. Presente !
- Minha Baixada
- 21 de mar. de 2018
- 2 min de leitura
Foi presidente da Câmara Municipal de Paracambi por dois mandatos

A família Caravana perdeu mais um membro na madrugada desta quarta, 21. Alfredo Caravana, 86 anos, faleceu por volta das 4h da manhã em casa. Ele teve falência dos rins, o que agravou seu estado de saúde, mas se recusava a ir ao hospital para terminar seus dias dentro todo entubado como viu seu falecido pai acabar. Dizia que quem desobedecesse suas ordens sofreria pelo resto da vida. Oriundo de uma família espírita, ninguém desacatava suas ordens. Ele morava com a família em Vilar dos Teles, entre Belford Roxo e São João de Meriti.
Alfredo não tinha filhos de santo, também não quis liderar uma casa deixada por seu pai Custódio Caravana em Minas Gerais. Preferiu seguir a linha de rezador de umbanda e tinha apenas um quartinho se santo dentro de sua própria casa onde recebia as pessoas para rezar, mas sempre esteve presente nas casas de santo de seus irmãos ajudando e orientando.
Além de trabalhar na metalurgia, também foi um vencedor na antiga Lanari, passou de simples auxiliar a diretor da empresa. Foi eleito como vereador em Paracambi na década de 60, sendo presidente da Câmara Municipal por duas ocasiões: 1963/1964 e 1965/1967, mas não seguiu carreira na política por desacreditar do sistema.

Seu irmão mais novo, Fabrícius Caravana o tinha como um segundo pai e um guru. "Mais um herói meu, se vai. Alfredo Caravana, viveu entre nós por 86 anos, hoje fez sua partida, transmitiu ensinamentos através de suas falas e de seus exemplos. Irmão mais velho, um segundo pai, um amigo para todos os momentos. Sempre com a mão estendida para os que dele precisassem, sem nenhuma condição impor. O mestre que me ensinou antes de cada passo, me perguntar: para que? Por que?. Pois os erros seriam menores", lembrou.
"Religioso como poucos, mas sempre muito questionador. Como filho, sempre foi presente, amoroso e companheiro. Como pai, foi excelente tendo como recebia os seus filhos e filhas que são vitoriosos e exímios chefes de famílias e esposas dedicadas e exemplos de educação e boas virtudes. Como marido, sempre foi exemplo de respeito. Como irmão: não tenho palavras, pois para mim, foi tudo e continuará sendo. Pois, ser irmão é ser amigo. Ser amigo é estar presente, sempre esteve. Desde o instante que nasci, ali estava ele com amor e carinho aguardando, rezando e orando pelo nascimento de seu irmão caçula, que também seria padrinho. Já sinto saudades demais desse grande homem. Alfredo Caravana + Presente hoje e sempre.", acrescentou. No ano passado a família perdeu mais dois membros de uma só vez. Jorge Caravana de Três Rios teve um infarto fulminante e sua irmã , Vera Caravana também foi pelo mesmo caminho ao saber da notícia.
Comments