top of page

Projeto Turismo de Base Comunitária realiza encontro com alunos e instrutores em Mauá

  • Foto do escritor: Minha Baixada
    Minha Baixada
  • 25 de set. de 2018
  • 2 min de leitura

A manhã desta segunda-feira (25) foi marcada pela troca de experiências entre os cursistas e os instrutores do Projeto de Turismo de Base Comunitária, que oferece cursos gratuitos de gastronomia, condução de visitantes, hospedagem, instrução de canoagem e confecção de lembranças turísticas. Idealizado pelo ICMBio, a APA Guapi-Mirim e a ESEC da Guanabara em parceria com algumas prefeituras e universidades públicas, o projeto reuniu pela primeira vez todos os membros para os relatos das experiências vivenciadas nas visitas técnicas.

A moradora de Mauá e estudante do 3º período de Turismo, Jaqueline Joaquim, afirmou que o curso está lhe proporcionando uma experiência única e que ela vai trabalhar com passeios de caiaque para visitantes, uma das capacitações oferecidas. “Essa capacitação me trouxe a perspectiva de que eu posso mudar a realidade local da minha cidade através do turismo de base comunitária. Esse tipo de turismo, que nada mais que é que você pegar a pessoa que mora aqui e capacitá-la para trabalhar na própria comunidade. Até então, eu não tinha experiência, só conhecia a teoria. Estou fazendo a capacitação de instrução de canoagem, porque eu pretendo trabalhar com a condução de visitantes pela Baía de Guanabara. Além do conhecimento, estou tendo a oportunidade que eu não tinha de poder continuar na minha comunidade”, comemorou.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente está apoiando o projeto. Segundo o educador ambiental, Bruno de Souza, a capacitação é uma oportunidade para o empoderamento local, com geração de renda, sem que haja nenhum tipo de dano ao meio ambiente. “Essa capacitação é uma oportunidade para valorizarmos o nosso município. Nesse momento precisávamos realmente disso e agora vamos mostrar o potencial de Magé, o quanto nós temos de belezas naturais e pessoas capacitadas, que só precisavam desse “empurrão” para empreenderem. Esse projeto está sendo essencial, porque mostra as pessoas que elas podem sim, fazer a diferença”, explicou.

 
 
 

Comentários


Quem somos

O Estúdio de Criação  foi criado como micro empreendedorismo Individual - MEI em 2010 número:  12.649.813/0001-96 tendo como diretora executiva a jornalista e radialista Dine Estela que atua neste mercado há mais de 20 anos.  

 

                                                                                         Canal de Notícias

           “MINHA BAIXADA”

Este é um dos canais de divulgação próprios da empresa “Estúdio de Criação -  MINHA BAIXADA” que consiste na produção de um site atualizado diariamente com notícias de toda a Baixada Fluminense. O site conta ainda, com colunistas que falam sobre diversos temas e ainda uma  TV WEB com matérias em vídeo, além da produção de um jornal mensal, formato tablóide estendido (tabloide americano)  com tiragem de 25 mil exemplares e distribuição gratuita em toda Baixada Fluminense e Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Diretora presidente: 

Dine Estela (jornalista responsável)

Diretor Comercial:

Fabrícius Custódio Caravana

(advogado)

Colaboradores:

Claudia Maria (jornalista)

Paula Menezes 

Alex  Soares

Professor Jorge Dahl

Leandro  Batista

Sheila Firmino

             SIGA-NOS
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
Contato
minhabaixada@gmail.com
21970387270 
bottom of page