Alunos da Educação Infantil de Mesquita lançam livro ilustrado
- Minha Baixada
- 2 de out. de 2018
- 2 min de leitura
Os alunos da Educação Infantil da Escola Municipal Cecília Meireles, no bairro Santo Elias, lançaram no dia 28 de setembro o livro “O Grilo que se apaixonou pela grila”. A obra que foi escrita e ilustrada pelos alunos com faixa etária entre cinco e seis anos, visa o protagonismo discente, para que as crianças possam relatar seus desejos e anseios e relação à aprendizagem.

O projeto foi desenvolvido ao longo dos meses de agosto e setembro e contou com a participação dos alunos, pais, professores, auxiliares e dos funcionários da escola como um todo. O lançamento foi marcado por uma tarde de autógrafos e apresentações teatrais. A atividade faz parte do projeto "Insetos Supimpas", onde os alunos aprenderam sobre uma variedade de insetos, que serviram de inspiração para a história do livro.
O livro foi escrito sob orientação da professora e contadora de história Márcia Maciel e da auxiliar Roselene Monteiro. No retorno do recesso escolar, durante a roda de conversa, o grupo sugeriu aprender sobre diferentes temas e vivenciar diversificadas experiências. Dentre os temas, a turma, em consonância, demonstrou interesse por aprender sobre os insetos. “Foi mais do que esperávamos. A cada dia um novo inseto chegava, trazido pelas crianças e inúmeras descobertas e experiências eram vivenciadas. As crianças demonstraram grande motivação e prazer em conhecer e ter contato com os diferentes insetos pesquisados”, ressaltou a professora.
De acordo com a diretora do Ensino Infantil, Suzana Machado, o trabalho visa incentivar o hábito da leitura nos alunos. Diariamente eles participam de contação de histórias que proporciona a ampliação do vocabulário e novos conhecimentos. “No colégio procuramos desenvolver desde cedo a paixão e o hábito da leitura”, finaliza.
Gleice Marques da Silva, mãe da aluna Isadora do Carmo, de cinco anos, considerou importante esse trabalho. “Foi muito bem desenvolvido esse projeto aqui na escola e ajudou bastante no ensino e desenvolvimento das crianças”, disse ela.
Comments