Olimpíada da Cidadania chega à 24ª edição e reúne 12 mil competidores
- Minha Baixada
- 15 de out. de 2018
- 2 min de leitura
Centenas de crianças e adolescentes do Rio de Janeiro aguardaram ansiosamente a chegada de outubro, quando tradicionalmente ocorre a Olimpíada da Cidadania, na Baixada Fluminense. Organizada pela ONG Sublime, com patrocínio da Bayer, os jogos chegam a sua 24ª. edição cumprindo a missão de estimular a prática esportiva para a garotada de diversos municípios do estado. Neste ano, uma novidade: participarão também escolas do Espírito Santo e de Minas Gerais.
Realizada entre os dias 12 de outubro a dois de dezembro, os participantes vão competir em diversas modalidades, entre elas, basquete, natação, tênis de mesa, artes marciais, ginástica olímpica, atletismo.

O sucesso da Olimpíada da Cidadania pode ser medido em números. Em 1995, a primeira edição reuniu 300 crianças e adolescentes. Já em 2017, foram mais de 12.800 atletas, um recorde absoluto de inscrições. Idealizadora e organizadora do evento, Jandyra Rosa, presidente da ONG Sublime, demonstra orgulho por participar da maior competição comunitária da Baixada Fluminense. “Fico muito feliz por acompanhar a evolução dos jogos ao longo desses 24 anos e proporcionar diversão e alegria para essas crianças. O número crescente de participantes reforça o grande interesse pelo esporte e pelo lazer. E é assim que deve ser marcada a infância de cada um, com entretenimento e educação”, conta.
O Diretor do Parque Industrial da Bayer, André Lago, explica que o evento marca o comprometimento com a missão de promover a inclusão a partir do esporte. “As ações de responsabilidade social são fundamentais e integram as missões e os valores da empresa. No total, são mais de 300 projetos apoiados pela Bayer. A Olimpíada da Cidadania é um grande exemplo de sucesso, evidenciando a perspectiva de futuro de crianças e jovens a partir da integração pelo esporte”, afirma.
Já o Gerente de Relações com a Comunidade da Bayer, Mário Melo, lembra que todos os jogos e entradas são gratuitos e que não há restrições para inscrições. “Ao longo desses anos, percebemos que muitos jovens tiveram o interesse pelo esporte motivado pela Olimpíada da Cidadania. O evento é acolhedor, inclusivo e democrático. Ficamos muito contentes por participar desse projeto”, afirma.
Há 13 anos, a Paralimpíada da Cidadania também incentiva o esporte proporcionando a inclusão social. Crianças e jovens terão a oportunidade de participar, nos dias 22, 23 e 24 de novembro, de diversas modalidades, como natação, vôlei adaptado e tênis de mesa.
Os competidores são moradores de diferentes cidades do Estado do Rio de Janeiro, tais como: Paty do Alferes, Mesquita, Duque de Caxias, Queimados, Nilópolis, Nova Iguaçu, São Gonçalo, Rio de Janeiro e Belford Roxo. As provas olímpicas são realizadas em vários locais, que podem ser consultados na ONG Sublime, pelo telefone (21) 3662-1677. Todas as inscrições e entradas são gratuitas.
תגובות