Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente discute proteção e diversidade em Jap
- Minha Baixada
- 31 de out. de 2018
- 2 min de leitura

A Sétima Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Japeri aconteceu na última sexta-feira (26), na Escola Municipal Bernardino de Mello, em Engenheiro Pedreira. Este ano, com o tema “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”, o evento contou com palestra e eixos temáticos para discussão.
A Secretaria de Assistência Social (Semast), assim como as secretarias de Governo, Educação e Esporte contribuíram de maneira fundamental para que a edição acontecesse, discutindo justamente sobre atividades que já realizam em favorecimento do direito da criança e do adolescente.
Na parte da manhã, a palestra ficou por conta da pedagoga Maria de Fátima da Silva, do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente. Já na parte da tarde, a reunião foi dividida em grupos de debate sobre o tema e sugestões de propostas para a secretaria Estadual. Em cada grupo, foram selecionadas três propostas, que posteriormente serão documentadas e debatidas no Conselho Estadual.
Maria Cristina, pedagoga e coordenadora do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Japeri, afirmou que centralizar ideias ao público infanto-juvenil é pensar no futuro de todos. “Os mais importantes são crianças e adolescentes porque tudo que vamos fazer é direcionado para eles. Por isso que esta conferência serve para trazer discussões para promoção de políticas públicas voltadas para eles”, disse.
A Coordenadoria da Pessoa com deficiência esteve na Conferência, com atividades de inclusão. De acordo com o subsecretário da Semast, Valnei Costa, um dos trabalhos de destaque desta área é o “Esporte Adaptado”, que acontece todas as quartas-feiras, na Quadra do Marabá, visando igualdade social às pessoas com deficiência de Japeri, através de atividades físicas.
O Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente realiza conferências de três em três anos. Em 2019, é a vez da Conferência no Estado, que contará com japerienses representando o município.
Comments