Confraternização, conscientização e serviços de saúde no encerramento do Outubro Rosa em Mesquita
- Minha Baixada
- 1 de nov. de 2018
- 2 min de leitura
O clima foi de festa, mas o assunto era sério. Na manhã desta quarta-feira, dia 31 de outubro, profissionais da Saúde de Mesquita se reuniram no saguão da Policlínica Municipal Celestina José Ricardo Rosa, em Santa Terezinha, para promover um café da manhã especial, com bastante informação, serviços e entretenimento a quem esperava por atendimento. Bolo, cachorros-quentes, sucos, refrigerantes, torradas, patê e outras guloseimas foram servidas enquanto a população recebia instruções sobre como se prevenir e tratar o câncer de mama e também o de colo do útero.

“A campanha é do outubro rosa, mas a preocupação com a saúde tem de ser em todos os meses do ano. Nós agendamos mamografia e temos preventivo para as mulheres no município. É importante que as pessoas fiquem mais atentas ao próprio corpo, que realizem o autoexame e que procurem a Saúde de Mesquita caso percebam algo de estranho. E isso não se resume a um único mês, mas sempre”, alertou o secretário municipal de Saúde, Dr. Emerson Trindade.
A manhã contou também com uma apresentação musical na policlínica e, do lado de fora do espaço, próximo à esquina com a Avenida União, a equipe da ODS Municipal (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), programa das Nações Unidas em parceria com a prefeitura, se juntou aos profissionais do programa Hiperdia para aferir a glicose e a pressão dos pedestres, das 10h ao meio-dia.
Exames garantidos
O mês de outubro se encerra com um bom avanço no que diz respeito à saúde da mulher. Foram agendadas 360 mamografias pela Secretaria Municipal de Saúde, número que comumente se repete todos os meses. Já quanto aos preventivos realizados, foram mais de 1.960. Deste total, 230 aconteceram no último dia 20, um sábado, quando se deu o Dia D do Outubro Rosa na cidade e houve um mutirão de exames preventivos e auxílio para o agendamento de mamografias.
Comments