Mesquita define representantes para conferência estadual da Criança e do Adolescente
- Minha Baixada
- 12 de nov. de 2018
- 2 min de leitura
O Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Mesquita escolheu os representantes que vão participar da próxima conferência estadual sobre o tema. A definição dos delegados ocorreu durante a 6ª edição da Conferência Municipal da Criança e do Adolescentes, realizada nas últimas quinta e sexta-feiras, no Centro Cultural Mister Watkins, no centro da cidade. Foram definidos doze delegados, sendo dois conselheiros de direito, dois conselheiros tutelares, seis crianças e adolescentes, um movimento sociais e uma rede de atendimento.

O encontro municipal teve como tema a “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”. A abertura foi realizada na noite do dia 08/11, com uma conferência magna, a cargo da professora Ana Cláudia Azevedo, doutora do Curso de Graduação e Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Durante a sexta-feira, 9/11, os participantes acompanharam debates sobre outros conteúdos diversos. Entre eles a garantia dos diretos e políticas públicas integradas e de inclusão social; prevenção e enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes; orçamento e financiamento das políticas para eles; participação, comunicação social e protagonismo de crianças e adolescentes e espaços de gestão e controle social das políticas públicas para esta parcela da população.
A conferência municipal teve a participação ativa dos mais jovens que, assim como os adultos, apresentaram sugestões de ações de proteção integral à criança e ao adolescente. "Foram formuladas propostas muito boas, que poderão ser muito bem aproveitadas pelo município para uma política de atendimento à criança e ao adolescente", disse o presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e subsecretário de Assistência Social de Mesquita, Fernandes Moraes.
O objetivo das conferências, tanto das municipais como das estadual e nacional, é mobilizar os órgãos e conselhos que fazem parte do sistema de garantias de direitos de crianças e adolescentes, e a sociedade em geral, para a construção de políticas públicas que assegurem o princípio da proteção de crianças e adolescentes, fortalecendo assim estratégias e ações de enfrentamento às violências e considerando a diversidade.
A secretária de Assistência Social do município de Mesquita, Cristina Quaresma, destacou a participação dos jovens na conferência da cidade. "Estou muito feliz em ver a plenária cheia de adolescentes e jovens. Esse espaço realmente é para esse público. Nosso objetivo é o diálogo com esses jovens para escutarmos suas necessidades e dificuldades. O futuro de uma nação são as nossas crianças e adolescentes", disse a secretária.
Comments