Mesquita participa de pesquisa nacional sobre sustentabilidade das cidades
- Minha Baixada
- 12 de nov. de 2018
- 2 min de leitura
Moradores de Mesquita podem até o dia 24 de dezembro dar sua opinião sobre o quanto acham que a cidade se transformou nos últimos dois anos. É que o município está participando de uma pesquisa nacional, organizada pelo ONU Habitat - Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos - em parceria com o aplicativo Colab. A pesquisa, iniciada em, 1º de outubro, é um questionário com 29 perguntas de múltipla escolha, que leva em média menos de 3 minutos para ser respondido, sobre temas como transporte, inclusão, serviços básicos e transparência.

Ao final deste questionário, o participante poderá ver um em gráfico, sua percepção em relação à cidade e a percepção nacional. Esse projeto faz parte de uma análise do avanço do Brasil nas metas de desenvolvimento urbano sustentável da ONU. Espera-se que a comparação das cidades de hoje com a situação em que estavam dois anos atrás sirva para apontar como estamos nos preparando para deixar nossas cidades mais inclusivas, resistentes, seguras e sustentáveis até 2030.
As questões podem ser respondidas diretamente pelo computador, através do link: https://consultas.colab.re/cidades-sustentaveis ou por meio do aplicativo do Colab. O Colab é uma plataforma digital, disponível para smartphones, que atua como ponte entre os cidadãos e as prefeituras, onde pessoas podem compartilhar informações, sugerir projetos, solicitar serviços, fazer críticas e interagir com assuntos que envolvam a cidade. Os dados são enviados aos gestores responsáveis, que têm o aplicativo como uma forma de saber tudo o que acontece na região.
Desde agosto, ele é uma das apostas da Prefeitura de Mesquita para intensificar o diálogo com a população da cidade. O município é um dos mais de 150 em todo Brasil que adotaram a plataforma, o segundo do Estado do Rio de Janeiro e, até agora, o único da Baixada Fluminense.
“O Colab serve para facilitar nossa comunicação com os mesquitenses. Eles podem avaliar os serviços oferecidos, mostrar onde é preciso melhorar e estabelecer um contato mais dinâmico com o governo”, avalia Jorge Miranda, prefeito de Mesquita.
O Colab pode ser baixado em smartphones com sistema operacional Android e iOS, além de estar disponível também pela internet, no endereço https://www.colab.re/BR/RJ/Mesquita. Entre as categorias pré-definidas para o envio de posts dos cidadãos, estão temas como entulho na calçada ou na rua, buracos nas vias, iluminação pública, esgoto a céu aberto, poda e retirada de árvore, maus tratos a animais, semáforo quebrado e bueiro entupido ou sem tampa.
“O mais importante é que estamos conseguindo garantir a colaboração do cidadão no desenvolvimento do governo e da própria cidade”, valoriza Pedro Veiga, subsecretário municipal Planejamento de Mesquita.
Comments