Queimados promove três dias de conferência Municipal de saúde
- Minha Baixada
- 14 de mar. de 2019
- 3 min de leitura
A 9ª Conferência Municipal de Saúde começa nesta sexta (15)

Tem médicos suficientes, o atendimento médico está a contento, os equipamentos públicos estão funcionando, principalmente as ambulâncias, ou ainda a marcação de exames está sendo agilizada e a medicação entregue aos pacientes. Este é o momento do cidadão questionar e saber direto na fonte, o porquê de algumas questões na saúde não estarem transcorrendo como deveriam. Temas como financiamento do SUS, também estará em debate.
Todo cidadão tem direito a um atendimento público de saúde de qualidade e para garantir que esses serviços sejam prestados à população com excelência, o poder público tem a obrigação de realizar conferências municipais de saúde. Em Queimados, a 9ª Conferência Municipal de Saúde será realizada entre os dias 15 e 17 de março no Teatro Metodista, (Av. Marinho Hemetério de Oliveira, S/nº, Vila Pacaembu, Queimados). A abertura está prevista para as Local: No 1º dia o evento será das 17h às 21h, no 2º dia das 08h às 17h e no 3º dia, das 08h às 17h.
Sob o tema principal “Democracia e Saúde: Saúde como Direito, Consolidação dos Princípios do Sistema Único de Saúde e Financiamento do SUS”, a Conferência promoverá a eleição de 180 delegados compostos por membros da sociedade civil, profissionais e gestores que terão direito a voz e voto na edição regional do encontro (a candidatura será feita no local). Além disso, durante o evento será comemorado o Jubileu de Prata (25 anos) do CMS e acontecerá a eleição de 40 novos conselheiros, sendo 20 titulares e 20 suplentes.
Entre os sub-eixos que serão debatidos estão: Saúde como direito, Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde e Financiamento do SUS. De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Drª Lívia Guedes, este é um momento impar para lutar por mais benefícios do SUS. "É o momento em que precisamos unir forças para lutar pelo SUS, pois esse serviço é a única opção de assistência à saúde para a maior parte da população brasileira”, afirmou a gestora.
Os serviços de saúde da cidade de Queimados vêm enfrentando sérios problemas como na maioria do país. A cidade conta com uma frota de 8 carros, entre ambulâncias e carros para transportar pacientes quebrados no pátio da Secretaria Municipal de Saúde que diz não ter condições para consertar os equipamentos por conta da morosidade nos processos administrativos. A informação foi passada na última reunião do conselho municipal de saúde ocorrido em março.

A demora na marcação de exames e a falta de alguns medicamentos também são reclamados por usuários. "O Governo Federal não repassa os recursos porque a prefeitura não cumpre sua parte em manter as ambulâncias funcionando. Estamos perdendo milhões do SUS por conta disso", reclama o usuário Iris Costa.
A secretária responde que a cidade precisa construir uma base (como se fosse uma garagem para as ambulâncias) para que seja enviada a verba para a manutenção de uma ambulância avançada. Esta informação foi questionada pelo ex-secretário municipal de saúde, Ismael Lopes, já ter construído em sua gestão, uma base dentro do CETHD que contava até com banheiros e dormitórios para os motoristas. Vale ressaltar, que a cidade conta com apenas uma ambulância do SAMU em funcionamento e a ambulância do programa Coruja também não está sendo utilizada por falta de peças.
SERVIÇOS:
9º CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE QUEIMADOS
Local: Teatro Escola Marlice Margarida Ferreira da Cunha (Teatro Metodista).
Endereço: Av. Vereador Marinho Hemetério de Oliveira S/Nº, Vila Pacaembu, Queimados.
Data: 15 a 17 de Março de 2019.
HorárioS:
1º Dia – das 17h às 21h
2º Dia – das 8h às 17h
3º Dia – das 8h às 17h
Comentários