Escola de Samba Império da Uva vai homenagear Darcy Ribeiro em 2020
- Minha Baixada
- 8 de jul. de 2019
- 3 min de leitura

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Império da Uva de Nova Iguaçu, Baixada Fluminense escolheu Darcy Ribeiro como enredo do seu carnaval de 2020. Com o tema: “Darcy Ribeiro - O homem além do seu tempo”, a escola pretende contar toda a história de lutas do educador, psicólogo, etnólogo, poeta, romancista, antropólogo e do político que faleceu em 17 de fevereiro 1997 aos 97 anos. O intelectual Darcy Ribeiro não se restringiu apenas à academia. Autor de vasta e rica literatura científica, foi além e se mostrou um competente literato. Ao todo, foram cinco romances, um ainda inédito, além de dezenas de livros e ensaios voltados para o mundo do conhecimento.
Depois de abandonar o curso de Medicina, Darcy, matriculou em 1944 na Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Entre 1947 e 1957 trabalhou com o Marechal Rondon no Serviço de Proteção aos Índios (SPI). Contratado por Anísio Teixeira, assumiu em 1957 a direção da Divisão de Estudos Sociais do Ministério de Educação e Cultura. Tornou-se um discípulo de Anísio Teixeira na defesa da escola pública e juntos influenciaram o processo de elaboração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1961. Foi o primeiro reitor da Universidade de Brasília e Ministro da Educação e Cultura do governo João Goulart.
Após o golpe de 1964, exilou-se no Uruguai, Venezuela, Peru, Chile, entre outros países. Com a anistia, em 1979, associou-se à Leonel Brizola, para reorganizar o velho Partido Trabalhista Brasileiro. Em 1982, como vice-governador do Rio de Janeiro e coordenador do Programa Especial de Educação, criou os Centros Integrados de Educação Pública (Cieps) e as Casas da Criança, que integravam o atendimento de saúde e educação a crianças de 0 a 6 anos.
Como senador em 1990, foi relator do anteprojeto aprovado da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), que passou a ser conhecida como Lei Darcy Ribeiro. No segundo mandato de Leonel Brizola no Rio de Janeiro, coordenou o 2° Programa Especial de Educação chegando a marca de 500 Cieps, escolas públicas de tempo integral. Autor de diversos livros, faleceu em 17 de fevereiro de 1997.
“Acompanhado os acontecimentos atuais, a escola observou que os indígenas, negros e pobres continuam marginalizados; os índios continuam perdendo suas terras. Os negros continuam perdendo vários direitos adquiridos e aumentando cada vez mais a distância de uma vida digna e os pobres cada vez mais pobres sendo colocados em segundo plano. Não podemos fechar os olhos para a falta de dignidade que nossa população se encontra hoje, sem serviços básicos de saúde e educação. Por isso levantamos a bandeira da educação e da igualdade social e moral e vimos em Darcy Ribeiro o homem que levantou essa bandeira com maestria. “Quem investe em educação não vai precisar investir em presídio”, justificou a escola.
Os compositores têm até o dia 18/08, às 10h para entregar o samba na Quadra da escola. O horário de recebimento será das 9h às 18h. As cinco cópias devem ser assinadas pelo autor. A primeira apresentação e corte de samba já acontece no dia 25/8 a partir das 114h. O segundo corte será no dia 08/09, terceiro no dia 22/09, quarto corte, no dia 13/10, o quinto no dia 27/10 e a semifinal no dia 10/11/2019. A final do samba está previsto para o dia 15/11/2019.
Comments