Projeto cultural “Origens” passa para segunda fase de seleção para o financiamento através de emenda
- Minha Baixada
- 25 de set. de 2019
- 2 min de leitura
Para conquistar o financiamento o projeto precisa de votação popular

O projeto Origens desenvolvido pelo Centro de Desenvolvimento Criativo “Se essa Rua Fosse Minha”, passou na primeira fase da seleção para ganhar o financiamento de uma Emenda Parlamentar do Deputado Marcelo Calero. O projeto agora está na fase de participação popular. Para que seja aprovado precisa receber apoio popular em ação que irá desenvolver um projeto educacional de reciclagem de lixo oferecido para pessoas carentes da Baixada Fluminense, misturando arte através da construção de instrumentos musicais através de lixo reciclável. Além de renda, os alunos também receberão noções de como tocar o instrumento ao qual construíram com suas próprias mãos. O projeto "Origens" é uma ação de Educação Patrimonial para Baixada Fluminense. O link para votação está disponível em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf9bJYkcGnPdh3NtxaXFqD1P1Q1wJrdNj51ifvs7Wz0c8WqWQ/viewform?edit2=2_ABaOnudOzDs0gmirV993PgwEH4Sx_FhsVZJli6KNbMx5TK4cgH3vkNfIvCk
O Brasil joga 5,8 bilhões de reais por ano no lixo. A constatação feita pelo economista Sabetai Calderon é estarrecedora já que corresponde a 17 vezes o orçamento destinado ao Ministério do Meio Ambiente. Para o engenheiro químico e administrador, Gerhard Erich Boehme, consultor da Boehme Brasil Consulting, este é o resultado de uma incipiente política de educação ambiental, que faz com que grande parte da população trate com descaso a cultura dos 3R: reduzir, reutilizar e reciclar: Reduzir - (a produção de lixo); Reutilizar - (sempre que possível os materiais); Reciclar - (o que não pode ser reduzido nem reutilizado).
O projeto em tela consiste em duas etapas, que são a construção de instrumentos musicais a partir de material reciclável e dispensado nos lixões e posteriormente ensinar os jovens a tocar o instrumento. No mesmo projeto, também serão utilizados os materiais recicláveis que não foram utilizados para a confecção dos instrumentos musicais, na confecção de peças de ornamentação, móveis e utensílios domésticos.
- Acreditamos que o Grupo Origens, está contribuindo para levar uma inclusão social aos jovens e aqueles que também por motivos financeiros, não têm acesso a instruções culturais e educacionais, mas para transformar isto em realidade, precisamos do apoio de empresas e pessoas que também pensem iguais a nós. Destacou o idealizador do grupo, Fabricius Caravana.
O Grupo Cultural Origens , criado em janeiro de 2008 em Queimados, Baixada Fluminense, tem como objetivo dar apoio total à criança e ao adolescente carente, promover atividades culturais nas áreas de : música, dança, teatro, esporte, cursos livres e profissionalizantes, capacitação para jovens e adultos, reflorestamento, horta comunitária, jardinagem, reciclagem de lixo e educacionais, bem como no resgate de tradições culturais e religiosas, sem fixar em um segmento religioso específico
- Trabalhamos no apoio às chamadas minorias, sejam na religiosidade e suas tradições, como também na busca de suas identidades históricas culturais, promovendo o encontro entre grupos religiosos, pesquisas, censos com histórico de cada um e diversas outras atividades que favoreçam a integração desses jovens marginalizados à sociedade, destacou Fabrícius.
Comments