top of page

Nova sede do Origens faz intervenção cultural na cidade de Queimados

  • Foto do escritor: Minha Baixada
    Minha Baixada
  • 11 de fev. de 2020
  • 3 min de leitura

Muita música, arte urbana e uma deliciosa feijoada temperaram a inauguração da nova sede do Origens inaugurada em Queimados, no último domingo (9). O novo espaço fica na Av. Alcindo Bulhões Paes, 393, Centro, Queimados e recebeu artistas de várias partes da Baixada como a trupe de circo da Instituição “Se essa Rua Fosse fosse Minha” de São João de Meriti, o palhaço Will Will de Nova Iguaçu, com sua performance de rua, a capoeira do mestre Arlindo Sampaio de Queimados, além da participação especial do Maracatu ‘Toques para Odudua’ de Nova Iguaçu que levou a galera para o meio das rua para dançar o maracatu do nordeste.

O evento cumpriu seu papel de realizar uma intervenção cultural na cidade, conta um dos idealizadores do projeto, Fabrícius Caravana. “Realizamos um sonho antigo de levar o maracatu para as ruas da cidade, mostrar cultura de verdade na Baixada através da dança, circo, música, enfim, mostrar a cultura do nosso povo e principalmente em nossa cidade”, destacou. O evento, contou com a presença de várias autoridades, entre elas o prefeito da cidade de Queimados Carlos de França Vilela, o secretário de cultura de Queimados, Marcelo Lessa e o pré-candidato a prefeito, ex-deputado Zaqueu Teixeira.

Para Cidel Trindade, artista que trabalhar com materiais recicláveis, o projeto chega para apresentar novas oportunidades para os jovens da região. “É muito lindo ver essa juventude engajada no projeto e ver idosos também passando seu conhecimento cultural. Essa troca é muito importante para a manutenção da cultura”, destacou. Ele apresentou um workshop sobre a construção de instrumentos musicais através do material descartável como pneus, botijões, entre outros. Cidel também apresentou danças regionais como a dança do tamanco, o jongo da Serrinha, entre outras.

O Origens conta com um amplo espaço de quase 700M² em dois andares, compostos por 6 (seis) salas de aula com área aproximada de 20M² um auditório com capacidade para 80 pessoas sentadas, com palco fixo, 1 biblioteca, estúdio de vídeo, 3 salas de administração, cozinha, 5 banheiros e cantina.

Cursos livres e oficinas profissionalizantes

O espaço irá oferecer cursos livres em diversos seguimentos como: danças populares, folclóricas e regionais; ballet, jazz, instrumentos musicais de corda e percussão, artesanato, corte e costura, cabeleireiro, design gráfico, edição de vídeos e filmagem; fotografia; jornalismo comunitário em parceria com o estúdio de criação Minha Baixada, além de curso para cuidador de idosos, massoterapia, oficinas de reciclagem, educação infantil e pré-alfabetização.

Também serão oferecidas oficinas de capoeira, música, dança, maquiagem, conscientização ambiental através da produção de instrumentos musicais e de artes oriundos de matérias usados e jogados em lixões ou coletados nas ruas.

QUEM SOMOS

O ORIGENS (Grupo de Ação Social e Pesquisas Culturais) foi fundado em 2008 por um grupo de ativistas culturais com o objetivo de resgatar atividades culturais brasileiras com foco no desenvolvimento sociocultural de crianças, jovens e adultos através de cursos e oficinas em várias áreas como artes, artesanato, reciclagem, oficinas de danças regionais, históricas e populares.

Missão

Promover o resgate de culturas e tradições dos mais variados temas nacionais, inclusive de costumes antigos já inexistentes na atualidade através da educação.

Visão

O ORIGENS é uma instituição cultural, sem fins lucrativos que luta pela transformação social e garantia de direitos através da arte e da educação de crianças, jovens e adultos, sem distinção de credo, cor ou classe social.

Objetivos

Criar empreendedores, mediadores de conflitos e protagonistas sociais. Além de lutar para afastar da marginalidade social. A geração de renda e auto-estima também fazem parte do alicerce da instituição.

Princípios

O grupo surgiu com o intuito de transformar a dura realidade das crianças e jovens através de novas oportunidades.

 
 
 

Comments


Quem somos

O Estúdio de Criação  foi criado como micro empreendedorismo Individual - MEI em 2010 número:  12.649.813/0001-96 tendo como diretora executiva a jornalista e radialista Dine Estela que atua neste mercado há mais de 20 anos.  

 

                                                                                         Canal de Notícias

           “MINHA BAIXADA”

Este é um dos canais de divulgação próprios da empresa “Estúdio de Criação -  MINHA BAIXADA” que consiste na produção de um site atualizado diariamente com notícias de toda a Baixada Fluminense. O site conta ainda, com colunistas que falam sobre diversos temas e ainda uma  TV WEB com matérias em vídeo, além da produção de um jornal mensal, formato tablóide estendido (tabloide americano)  com tiragem de 25 mil exemplares e distribuição gratuita em toda Baixada Fluminense e Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Diretora presidente: 

Dine Estela (jornalista responsável)

Diretor Comercial:

Fabrícius Custódio Caravana

(advogado)

Colaboradores:

Claudia Maria (jornalista)

Paula Menezes 

Alex  Soares

Professor Jorge Dahl

Leandro  Batista

Sheila Firmino

             SIGA-NOS
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
Contato
minhabaixada@gmail.com
21970387270 
bottom of page