SAÚDE REALIZAÇÃO PRIMEIRA CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE DE 2020 Mais uma vez o município bateu a meta
- Minha Baixada

- 9 de mar. de 2020
- 2 min de leitura

A Secretaria de Saúde, e em parceria com o Hemorio, promoveu nesta quarta (5) a primeira edição da campanha de doação de sangue de 2020, no auditório do Hospital Municipal de Magé. Na última campanha a meta para cadastros estipulada pelo órgão foi atingida em dois dias da ação.
“As campanhas de doação de sangue são realizadas a cada quatro meses no Hospital Municipal de Magé para manter os estoques de sangue de todo o município e do estado que são abastecidos pelo Hemorio. As doações destinadas a manter o estoque da cidade completo acontecem a cada 15 dias. Através da “Caravana Solidária”, a Secretaria Municipal de Saúde também leva candidatos para doação na sede do Hemorio”, explicou o 8coordenador da Agência Transfusional de Magé, Alexsandro do Nascimento.
Segundo a equipe do Hemorio, a meta estipulada para a campanha foi cerca de 80 doações, mas já ultrapassamos as 100 doações. Um reflexo positivo e de solidariedade da população mageense com o próximo e, já cada bolsa de sangue pode salvar quatro vidas.
“Eu vim de Guapimirim, não pude doar devido ter feito uma pigmentação recente nas sobrancelhas, então trouxe uma caravana comigo. Minhas amigas gêmeas vieram comigo, têm mais gente vindo de trem e até uma amiga de Ipanema. Faço parte de um grupo de 40 doadores, e tenho orgulho de ser captadora e fazer o bem ao próximo”, disse Elaine dos Santos, técnica em Hematologia.
A secretaria de Saúde, Carine Tavares, também participou da ação. “Estou aqui fazendo minha doação de sangue e fico muito feliz pelos números positivos desta primeira edição da campanha de doação de sangue desse ano. E ainda teremos mais duas edições este ano. Quem não pode vir hoje, pode se cadastrar para ir nas caravanas e doar diretamente no Hemorio”, disse.
A médica Márcia Ben Senor, do Hemorio, ressaltou que “para doar é preciso estar bem de saúde, pesar acima de 50 quilos, ter entre 16 e 60 anos de idade, pessoas com menos de 18 anos precisam estar acompanhadas dos responsáveis ou com formulário de autorização, apresentar documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em território nacional. É preciso estar bem alimentado, não estar em jejum, não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores, repouso mínimo de seis horas na noite anterior”.
As pessoas que quiserem doar podem entrar em contato com a Agência Transfusional de Magé de segunda à sexta das 9h às 17h, atrás do Hospital Municipal de Magé, ou ligar (21) 3630-7234 para mais informações.




Comentários