Alunos de escolas municipais de Queimados terão reforço on-line
- Minha Baixada
- 4 de abr. de 2020
- 5 min de leitura

A secretaria municipal de Educação de Queimados publicou uma portaria com as regras para o acompanhamento dos alunos das escolas municipais da cidade através da internet. O conteúdo deve ser repassado através do Google Drive. Este pode ser acessado por celulares, tablets e computadores gratuitamente e de forma rápida, no entanto, a secretaira deixou claro que este modelo de ensino servirá somente para aulas de reforço neste período da pandemia.
O decreto publicado no diário oficial desta sexta (3) destaca ainda, a importância de se manter os alunos conectados para que o aprendizado não seja esquecido. “A Secretaria de Educação, com a colaboração de toda a sua equipe pedagógica preparou e incorporou, em ambiente virtual, atividades de suporte pedagógico para seus alunos com objetivo de incentivá-los e suas famílias, dentro das possibilidades de cada uma, enquanto durar o afastamento compulsório, terem a oportunidade de estarem próximos das atividades pedagógicas, minimizando o distanciamento, complementando a sua aprendizagem e colaborando para um retorno às aulas com mais qualidade e em condições de avanço nos objetivos planejados para este ano letivo”, diz à portaria.
A notícia soa como um desafio para o poder público, haja vista, que a maioria dos alunos das escolas públicas de Queimados são muito carentes e não têm acesso à internet. No entanto, o número de brasileiros que usam a internet continua crescendo: subiu de 67% para 70% da população, o que equivale a 126,9 milhões de pessoas. Esse dado é parte da nova edição da pesquisa TIC Domicílios, divulgada na quarta-feira (28), que oferece dados sobre conexão à internet nas residências do país.
Íntegra da portaria:
PORTARIA Nº 03 de 02 de Abril de 2020.
A Secretária Municipal de Educação, no uso de suas atribuições:
CONSIDERANDO o imperativo afastamento social e consequente suspensão das atividades escolares impostos pela pandemia causada pelo COVID-19 em todo território nacional.
CONSIDERANDO a incerteza quanto ao tempo que terá o período de afastamento compulsório das unidades escolares.
CONSIDERANDO os princípios constantes do artigo 3º da Lei 9394/96, inciso I- igualdade de condições para o acesso e permanência na escola e inciso IX - garantia de padrão de qualidade.
CONSIDERANDO a obrigatoriedade do cumprimento dos dias letivos conforme inciso I, artigo 24 da Lei 9.394-96 “a carga horária mínima anual será de oitocentas horas para o ensino fundamental e para o ensino médio, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver”, bem como, inciso II, artigo 31 da referida que exige sobre a educação infantil: “carga horária mínima anual de 800 (oitocentas) horas, distribuída por um mínimo de 200 (duzentos) dias de trabalho educacional” reforçada na Informação Técnico-Jurídica CAO Educação/MPRJ nº 006, expedida em 17 de março de 2020.
CONSIDERANDO o parágrafo 4º do, artigo 32 da Lei 9.394-96, “O ensino fundamental será presencial, sendo o ensino a distância utilizado como complementação da aprendizagem ou em situações emergenciais.”, com as ações norteadas pelo inciso I, artigo 3º que prevê “igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.”
A Secretaria de Educação, com a colaboração de toda a sua equipe pedagógica preparou e incorporou, em ambiente virtual, atividades de suporte pedagógico para seus alunos com objetivo de incentivá-los e suas famílias, dentro das possibilidades de cada uma, enquanto durar o afastamento compulsório, terem a oportunidade de estarem próximos das atividades pedagógicas, minimizando o distanciamento, complementando a sua aprendizagem e colaborando para um retorno às aulas com mais qualidade e em condições de avanço nos objetivos planejados para este ano letivo, sendo de suma importância para que os estudantes se mantenham conectados ao estudo e permaneçam em aprendizado gradativo.
Neste sentido, solicitamos a colaboração das famílias e dos estudantes, dentro de suas reais possibilidades, sabedores de que será um grande esforço, para todos nós, mas que contarão com o suporte de toda rede de ensino público de Queimados.
Informamos que devido as limitações de acesso ao material que será disponibilizado, a Secretaria de Educação e as escolas não medirão esforços, para quando os alunos retornarem as aulas presenciais, supere-se este lapso temporal, para que os estudantes tenham seu direito de aprender garantido.
Cabe ressaltar que não se trata de reposição de aulas à distância, mas um meio de oferecer aos estudantes a possibilidade de adquirir ou reforçar o seu conhecimento neste momento. Entendemos ser a EAD, uma possibilidade extraordinária para a aprendizagem. E temos no CEADQ- Centro de Educação a Distância de Queimados, um exemplo deste contexto. Sabedores que sua ação pedagógica neste momento, segue sem grandes alterações devido ao público alvo e a especificidade do atendimento.
Entretanto, para a educação básica presencial, consideramos que uma possível absorção para a EAD, mesmo que temporariamente, não deve se dar de forma abrupta, nem descontextualizada, sem uma efetiva formação de nossos professores. Consideramos nesta decisão pedagógica, a legislação educacional em voga e a máxima importância que reconhecemos na interação professor x aluno, para a efetivação da aprendizagem.
Assim, optamos por uma ação de apoio e orientação as famílias neste momento de crise e atípico.
Tão logo seja possível o retorno das aulas presenciais, a Secretaria Municipal de Educação, iniciará de forma concomitante ao ensino presencial, as atividades complementares em EAD. Estas serão formalizadas através de atividades planejadas neste período pelos professores e serão de igual modo mediadas por eles em suas respectivas turmas. Acreditamos que este tempo, nos permitirá novas possibilidades pedagógicas para os tempos vindouros, com vistas ao ano letivo de 2020.
Abaixo seguem as orientações de acesso e uso do material pedagógico:
O material será disponibilizado em uma plataforma simples chamado Google Drive, onde através de um simples toque na pasta desejada, permite o acesso ao conteúdo. Estas pastas apresentam “sugestões” de atividades que poderão ser impressas, lidas ou acompanhadas através de smartphones, tablet ou computador.
A organização no Google Drive, dar-se-á em pastas e subpastas com os conteúdos apresentados a seguir:
_ SEMED QUEIMADOS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS- Educação Infantil; Anos Iniciais; Anos Finais; EJA; CEADQ; Orientações para Educação Inclusiva; Professores; Literatura Étnico Racial
_Educação Infantil – Proposta Curricular; Literatura Infantil; Jogos Didáticos; Atividades de Contação de Histórias; Atividades Lúdicas e Atividades Domiciliares.
_ Anos Iniciais – Literatura Infantil; Jogos e Brincadeiras; Gibis; Ano de Escolaridade; Proposta Curricular e Atividades.
_ Anos Finais – Literatura Infanto Juvenil; Ano de Escolaridade; Proposta Curricular; Atividades de Literatura.
-EJA - Educação de Jovens e Adultos - Proposta Curricular; Atividades, Ano de Escolaridade.
_CEADQ - Centro de Educação a Distância de Queimados - Material Didático Pedagógico
_Orientações para Educação Inclusiva - Caderno de Orientações para Educação Inclusiva
_Professores - Literatura para Professores; Outras Contribuições.
_Literatura Étnico Racial - Livros Infantis Com abordagem Étnico Racial
Destacamos que a ferramenta ora apresentada, será uma grande aliada na retomada das ações pedagógicas da rede de ensino, já que permitirá uma maior interação com as escolas e poderá contar com a contribuição dos professores para sua constante atualização e ainda uma significativa interação entre estes sujeitos, que poderão realizar trocas de experiências e atividades com vistas a alcançar a melhoria da aprendizagem dos alunos.
Comentarios