top of page

Caminhos para a Cidadania apresenta agenda de Educação Financeira para alunos do ensino fundamental

  • Foto do escritor: Minha Baixada
    Minha Baixada
  • 12 de ago. de 2021
  • 3 min de leitura


Programa de valorização do ensino mais tradicional do Instituto CCR prepara atividades especiais para ilustrar o valor da dimensão humana por trás da inteligência financeira.

A constatação de que 43% das crianças do Brasil não têm acesso a nenhum tipo de educação financeira, despertou uma oportunidade para o Caminhos para a Cidadania: apresentar uma diversificada e divertida agenda sobre o tema, para ilustrar, cuidadosamente, o valor da inteligência financeira dentro da sala de aula.


Quando pensamentos em economia e finanças, automaticamente nos vêm à cabeça muitos números, certo? Mas, este processo vai muito além da matemática, para encontrar o aspecto de ciência humana que também rege o conceito de finanças. E a missão de dar luz à dimensão comportamental da ideia de finanças será ancorada pelo Caminhos, sob a supervisão do Instituto CCR – braço de gestão social do Grupo CCR. Na via Dutra, o programa é apoiado pela CCR NovaDutra.


“Ao abordar conceitos relacionados à economia e responsabilidade financeira, é necessário ter um foco interdisciplinar, já que o tema perpassa por questões históricas, políticas, psicológicas e inclusive relacionadas ao consumo consciente e responsabilidade ambiental”, explica Ariane Teles, coordenadora do programa dentro do Instituto CCR.

- Por este motivo, a educação financeira é uma necessidade social, que envolve não somente as finanças de um indivíduo, mas também toda uma forma de comportamento coletivo, que certamente impacta nas políticas públicas de uma sociedade, completa.

A partir da Base Nacional Comum Curricular, o Caminhos criou cinco passos para os professores conduzirem a temática de finanças tocando no aspecto comportamental dos alunos. O percurso atravessa as noções de 1) Sensibilização 2) Levantamento e Informação 3) Mão na Massa 4) Consolidação e 5) Avaliação.

- Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o conceito de educação financeira resume o processo que permite melhorar a compreensão em relação aos produtos e serviços financeiros, empoderando o cidadão para que seja capaz de fazer boas escolhas partindo do princípio de que ele está bem-informado. Confira as atividades propostas pelo Caminhos, neste link.

FONTE DE CONHECIMENTO

A pesquisa citada acima intitula-se: “A Importância da Educação Financeira nas Escolas”, e foi conduzida nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Goiânia-GO e Vitória-ES, com objetivo de uma perspectiva nacional para o tema. O estudo foi conduzido pelo Instituto Axxus – que é uma startup com sede no Parque Científico e Tecnológico da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

O Instituto CCR ultrapassou a marca de 160 milhões de reais convertidos em inclusão social. Só em 2020, o legado contabiliza 39 iniciativas, em 115 cidades, beneficiando 2,5 milhões de brasileiros. Os indicadores estão no Relatório de atividades.

O Instituto CCR: Entidade privada sem fins lucrativos que gerencia o investimento social do Grupo CCR, proporcionando transformação com apoio a projetos via leis de incentivo, campanhas institucionais e por meio dos programas proprietários: o Caminhos para a Cidadania - atendendo mais de 1,3 mil escolas, e o Estrada para a Saúde – presente em seis regiões. O foco do Instituto CCR é em inclusão social por meio de iniciativas de geração de renda, saúde, educação, cultura e esporte. Desde a sua criação em 2014, já foram gerenciados R$ 163 milhões, e, somente em 2020, cerca de 2,5 milhões de pessoas foram impactadas em comunidades de 115 cidades, situadas em trechos de atuação das concessionárias da companhia. Saiba mais em www.institutoccr.com.br


Sobre a CCR NovaDutra: A CCR NovaDutra é responsável pela administração da Rodovia Presidente Dutra, via com 402 quilômetros de extensão e que liga as duas regiões metropolitanas mais importantes do País: Rio de Janeiro e São Paulo. A rodovia abrange uma região altamente desenvolvida, que responde por cerca de 50% do PIB brasileiro. A Concessionária tem 25 anos de existência e foi a segunda a integrar o Grupo CCR.

Comments


Quem somos

O Estúdio de Criação  foi criado como micro empreendedorismo Individual - MEI em 2010 número:  12.649.813/0001-96 tendo como diretora executiva a jornalista e radialista Dine Estela que atua neste mercado há mais de 20 anos.  

 

                                                                                         Canal de Notícias

           “MINHA BAIXADA”

Este é um dos canais de divulgação próprios da empresa “Estúdio de Criação -  MINHA BAIXADA” que consiste na produção de um site atualizado diariamente com notícias de toda a Baixada Fluminense. O site conta ainda, com colunistas que falam sobre diversos temas e ainda uma  TV WEB com matérias em vídeo, além da produção de um jornal mensal, formato tablóide estendido (tabloide americano)  com tiragem de 25 mil exemplares e distribuição gratuita em toda Baixada Fluminense e Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Diretora presidente: 

Dine Estela (jornalista responsável)

Diretor Comercial:

Fabrícius Custódio Caravana

(advogado)

Colaboradores:

Claudia Maria (jornalista)

Paula Menezes 

Alex  Soares

Professor Jorge Dahl

Leandro  Batista

Sheila Firmino

             SIGA-NOS
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
Contato
minhabaixada@gmail.com
21970387270 
bottom of page