top of page

Governador sanciona lei que proíbe uso e comercialização de coleira de choque em cães.De autoria do

  • Foto do escritor: Minha Baixada
    Minha Baixada
  • 8 de mar. de 2021
  • 2 min de leitura


O projeto de lei do deputado estadual Max Lemos (PSDB) que sugeriu o fim da comercialização e o uso de coleira de choque em cães, em todo o Estado do Rio de Janeiro, foi sancionado hoje (08/03) pelo governador Claudio Castro. Agora é lei e o infrator pagará multa de 200 Ufir-RJ, cerca de R$ 740.


“Meus colegas deputados aprovaram o projeto por unanimidade. Eu sabia que o nosso governador, uma pessoa sensível à causa animal, não faria diferente. Estou muito satisfeito. Vamos fazer valer”, disse Max Lemos.


O deputado disse que recebeu várias solicitações de protetores de animais. “Procurei saber como funcionava a tal coleira e fiquei assustado. Ela emite uma corrente elétrica, que é enviada para os nervos da medula espinhal para todo o corpo do cachorro, provocando câimbras imediatamente, queimaduras no pescoço, aumento do estresse, problemas na saúde mental e emocional do animal. Não dava para cruzar os braços diante dessa crueldade. Adestramento de cães deve ser feito através de técnicas que envolvam amor e carinho e nunca com atos de covardia que causam sofrimento nos animais”, afirmou.


Fiscalização e multa

A infração será alvo de fiscalização ambiental. Aquele que desconsiderar a medida ficará sujeito a multa de 200 UFIR- RJ (Unidade de Referência Fiscal) que será revertida em favor do Fundo de Conservação Ambiental (Fecam). A comercialização virtual também está inserida na nova lei. “O equipamento já é proibido em muitos países como Inglaterra, Holanda e Escócia”, lembrou o deputado que também é autor de outro projeto de proteção animal: Campanha Dezembro Verde, que consiste em um mês inteiro de ativismo e conscientização e ações educativas sobre o abandono de animais.

Também conhecida como coleira eletrônica e de eletricidade estática, através do dono do animal ou do adestrador, seus efeitos emitem descarga elétrica por controle remoto ou automaticamente quando o cachorro late, com objetivo de controlar seu comportamento. O tremor, segundo médicos veterinários, pode causar a liberação de cortisol e influenciar na saúde do pet, causando ansiedade, vômitos e doenças de pele, além de medo e estresse.

 
 
 

Comments


Quem somos

O Estúdio de Criação  foi criado como micro empreendedorismo Individual - MEI em 2010 número:  12.649.813/0001-96 tendo como diretora executiva a jornalista e radialista Dine Estela que atua neste mercado há mais de 20 anos.  

 

                                                                                         Canal de Notícias

           “MINHA BAIXADA”

Este é um dos canais de divulgação próprios da empresa “Estúdio de Criação -  MINHA BAIXADA” que consiste na produção de um site atualizado diariamente com notícias de toda a Baixada Fluminense. O site conta ainda, com colunistas que falam sobre diversos temas e ainda uma  TV WEB com matérias em vídeo, além da produção de um jornal mensal, formato tablóide estendido (tabloide americano)  com tiragem de 25 mil exemplares e distribuição gratuita em toda Baixada Fluminense e Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Diretora presidente: 

Dine Estela (jornalista responsável)

Diretor Comercial:

Fabrícius Custódio Caravana

(advogado)

Colaboradores:

Claudia Maria (jornalista)

Paula Menezes 

Alex  Soares

Professor Jorge Dahl

Leandro  Batista

Sheila Firmino

             SIGA-NOS
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
Contato
minhabaixada@gmail.com
21970387270 
bottom of page