Professores concursados em 2019 reclamam que ainda não foram convocados para o trabalho
- Minha Baixada
- 10 de dez. de 2020
- 3 min de leitura

Segundo dossiê encaminhado ao Ministério Público por uma comissão de professores que participaram do último concurso público para a educação de Queimados, cerca de 99 professores não foram convocados, entre eles para disciplinas elementares como matemática e história. Vale ressaltar que as vagas ofertadas no edital (64 vagas) não estão em harmonia com a necessidade mínima do município de Queimados, que tem uma carência de mais de 300 professores, segundo relata o dossiê na cidade de Queimados.
Dessa forma, segundo o dossiê, restam 99 cargos a serem providos pelas disciplinas disponibilizadas no edital 003/2019 do Concurso Público da Educação, ainda que para isso seja necessária uma transformação de cargos de PI (indeterminado) determinando eles, da melhor maneira para atender o município ainda não foram convocados.
A convocação dos PRIMEIROS COLOCADOS (SELECIONADOS) nas disciplinas de EDUCAÇÃO FÍSICA, HISTÓRIA e MATEMÁTICA (ainda não foi feita), sendo notório, portanto, que todos os convocados SELECIONADOS já entregaram os documentos e exames e nenhum dos candidatos tomaram posse até a presente data 09/11/2020. Como destaca o dossiê.
O concurso foi homologado na data 09/01/2020. A primeira e única convocação realizada até o momento, em 02/03/2020 pelo Diário Oficial nº763, ainda não foi concluída. Foram suspensos os prazos, devido à pandemia de COVID-19, tendo sido retomada em 24/06/2020 conforme publicado no Diário Oficial nº839. Porém, nenhum dos convocados tomou posse e alguns aprovados dentro do número de vagas, devido a um erro no arquivo da classificação final ainda não foram re-convocados, esses aprovados são das disciplinas de educação física, matemática e história até o momento a prefeitura não se posicionou acerca da nova convocação.

- A gente entende que está no meio de uma pandemia, mas a educação tem recursos próprios para a realização destas convocações. O ano letivo vai começar com uma exigência maior e os alunos vão continuar sem professor. Está é a nossa grande preocupação. Vários municípios já retomaram seus concursos e já deram posse aos convocados de durante a pandemia e os professores estão já trabalhando home -office. Por que somente a prefeitura de Queimados ainda não se pronunciou", questiona o professor Diego Paschoa - terceiro colocado em educação física.
O presidente da comissão de educação, vereador Tuninho Vira Virou (PP) esteve com Diego na sessão da última quarta (9) e ficou de analisar o caso mais profundamente. "Estou recebendo agora essa demanda e vou repassar para a comissão de educação para acompanharmos o caso, mas de antemão, digo que isso tem que ser resolvido o quanto antes", ressaltou.
Respostas contraditórias
Dia 15 de outubro de 2020 (Dia do Professor), o então secretário de educação, Sr. Lenine Lemos, em uma postagem em sua página política, parabenizou os professores informando que realizou o Concurso da Educação de Queimados e convocou TODOS acabando com a carência do município.
No último 28 de outubro de 2020 (Dia do Servidor Público), após a SEMED publicar uma homenagem ao dia dos servidores, como grupo e diante de ausência de respostas da Prefeitura e da SEMED, foram feitos comentários na página parabenizando os servidores e cobrando respostas às várias questões do Concurso Público. Porém, os comentários foram removidos e os participantes foram bloqueados censurando toda e qualquer questão sobre o Concurso. A SEMED se limitou a informar que TODOS os candidatos dentro do número de vagas foram convocados.
Em 08 de novembro de 2020, a SUPER RÁDIO TUPI FM questionou a Prefeitura de Queimados sobre o concurso da educação. Porém, foi dada outra resposta. Disseram que somente nomearão e darão posse quando acabar a pandemia e voltar o ensino presencial.
dossiê
Commentaires