Semana do Urbanismo apresenta novos projetos para Queimados
- Dine Estela
- 16 de nov. de 2021
- 2 min de leitura

O Dia do Urbanismo, comemorado 08 de novembro, foi celebrado com uma solenidade nesta segunda-feira (08), no Teatro Metodista, em Queimados, onde foi foram apresentados vários projetos para a cidade como: o Conecta Queimados, Parque Urbano e Parque Linear Integrar Queimados.
O prefeito de Queimados, Glauco Kaizer adiantou novidades para o projeto Conecta Queimados que está paralisado desde a gestão passada. “O projeto Conecta Queimados é um projeto piloto no Rio de Janeiro e no Brasil e, acreditamos que no próximo ano o projeto avance mais”, declarou.
Projetos apresentados
Conecta Queimados: é um projeto de reestruturação urbana para a área central de Queimados, usando conceitos de desenvolvimento orientado ao transporte (DOT): que prevê adensamento residencial e comercial no entorno da estação ferroviária, fortalecimento de Queimados enquanto centralidade regional da Baixada Fluminense, garantia de prioridades em segurança aos pedestres e ciclistas, aumento do uso de transportes ferroviário metropolitano, incentivo de projetos que funcionem como catalisadores de um círculo virtuoso para a economia de Queimados e desenho de uma intervenção replicável para outras áreas da RMRJ no entorno de estações.
Parque Urbano: Neste espaço localizado no bairro Vila Central em Queimados, também conhecido como ruinas do velho leprosário (versão histórica ainda não confirmada), pretende-se criar um monumento histórico que contará com um centro de convenções com salas de reuniões, anfiteatro, espaços destinados a futuros empreendimentos e um Parque Urbano, preservando a estrutura existente.
Parque Linear: O projeto da Secretaria de Urbanismo tem coo objetivo fixar os moradores próximos ao local onde residem sem a necessidade grande deslocamento à procura de distração, transformando áreas degradadas e sem carisma em elemento indutor de esporte, diversão e entretenimento, geradores de lazer para a região, no coração da Baixada Fluminense. O Parque ainda pretende recuperar as margens dos Rios Camarim, Abel, Rio Queimados e o Eixo do do ramal ferroviário da RFFSA que será expandido para 11 bairros, são eles: Valdariosa, Vista Alegre, Ponte Preta, Jardim Queimados, Centro, Belmonte, São Roque, São Cristóvão, Santa Rosa, Pacaembu e Vila Central.
コメント